18 dez, 2019 - 16:12 • José Carlos Silva
Exterior
Na sua sétima geração o Lexus ES aposta forte no segmento dos sedans de tamanho médio. Bem proporcionado tem na frente a convergência de linhas da carroçaria para a grelha onde o símbolo da marca surge em destaque.
Visto de lado, casa bem a imagem de um sedan quase desportivo com linhas fluidas e suaves.
Na traseira pontua um spoiler discreto sobre a tampa da mala.
Interior
Espaço. E espaço. E espaço. Quem se senta à frente não tem de se preocupar se é ou não demasiado alto. Bem pode puxar o banco atrás que não irá atropelar os ocupantes da fila traseira.
Aliás, o condutor conta com um total de 12 regulações diferentes de série, e uma das mais interessantes é a possibilidade de “esticar” o plano do assento vários centímetros para a frente.
Os materiais utilizados a bordo são de qualidade. O apoio de braços acolhe um útil espaço de arrumação com uma engenhosa abertura bilateral.
O tablier não é direito e tem diferentes planos. Num deles inclui-se um ecrã digital de 12,3 polegadas, controlado por um touchpad colocado imediatamente à frente do apoio de braço.
Ao condutor foi deixado o que a Lexus chama de “posto de comando”. E assim é de facto.
O volante inclui uma multiplicidade de funções. Quem se senta pela primeira vez no Lexus ES 300h, não estranha a posição de condução que é perfeitamente natural, desde o ângulo do volante, à posição dos pedais.
No banco traseiro não há dúvidas que cabem 3 adultos. Se forem dois - não sendo provável que se percam lá atrás - terão muto espaço de sobra.
E nem o facto da linha do tejadilho ser inclinada na traseira implica de alguma forma com a cabeça dos passageiros.
A bagageira tem 454 litros.
Motor
A caixa de velocidades automática disponibilizada para teste é suave, a fazer justiça ao conjunto automóvel.
O motor é um 2 litros e meio, que disponibiliza 178 cavalos. Com o funcionamento do motor elétrico - uma vez que se trata de uma versão hibrida - esses valores escalam para os 218 cv.
O Lexus ES 300h vai do zero aos cem em menos de 9 segundos.
A suspensão gere bem todo o conjunto, sendo que nalgumas ocasiões e perante buracos de maiores dimensões é testada nos limites.