Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Porque se abstêm os portugueses?

Da Capa à Contracapa

Porque se abstêm os Portugueses?

30 set, 2025 • José Pedro Frazão, Ana Marta Domingues (Produção)


Com João Cancela e Nelson Nunes

A pergunta está à cabeça do novo ensaio publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, da autoria de Nelson Nunes, intitulado “O tanto que grita este silêncio”. É um retrato que dá voz aos abstencionistas que traz rostos a uma realidade geralmente circunscrita a estatísticas e percentagens. É nesse cruzamento entre números e vozes que o “Da Capa à Contracapa” se centra esta semana, juntando os resultados do estudo “Abstenção Eleitoral em Portugal : Mecanismos, Impactos e Soluções” que pretende analisar a evolução da participação, os mecanismos que explicam a decisão de não votar e os efeitos políticos dessa escolha. Um dos co-autores do estudo, João Cancela, junta-se a Nelson Nunes nesta conversa sobre abstenção em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.