Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Santarém ainda pode receber o futuro aeroporto?

Explicador Renascença

Santarém ainda pode receber o futuro aeroporto?

12 mar, 2024 • André Rodrigues


A Comissão Técnica Independente entregou esta segunda-feira ao Governo ainda em funções o relatório final sobre as opções de localização para o novo aeroporto de Lisboa.

Afinal, a comissão que estuda a localização do novo aeroporto não exclui Santarém como uma das possibilidades para a nova infraestrutura.

Santarém ainda pode receber o futuro aeroporto?

Essa é uma possibilidade admitida na Renascença pela presidente da Comissão Técnica Independente, que estudou os diferentes cenários para a localização do novo aeroporto na região de Lisboa. A versão final do relatório independente indica que Santarém é uma hipótese, mas só se coexistir com a Portela.

Mas a hipótese Santarém não tinha sido excluída pela Comissão Independente?

Não totalmente. A versão inicial do relatório, a Comissão Independente considerava inviáveis todas as soluções que incluíssem Santarém como solução para um hub internacional, invocando razões aeronáuticas.

Em particular, o conflito de tráfego com a base aérea de Monte Real, que, de acordo com a avaliação dos técnicos, limita o número de movimentos que a infraestrutura pode receber. A novidade está no facto de a Comissão Técnica Independente ter passado a considerar que Santarém é a única localização fora da área de concessão da ANA Aeroportos, o que potencia a concorrência e aumenta o poder negocial do Estado.

Mas há um problema. Mesmo em complementaridade à Portela, Santarém só teria capacidade para um número limitado de movimentos, o que não permite satisfazer a capacidade aeroportuária necessária no longo prazo.

Por essa razão, Santarém nunca poderá evoluir para um aeroporto único. Só que - e essa é uma das vantagens - permite ultrapassar, no curto prazo, as condicionantes criadas pelo contrato de concessão.

Outra vantagem é o financiamento privado.

Sem custos para o Estado?

Sem custos para o Estado. A proposta, apresentada pelas câmaras de Santarém, Golegã, Torres Novas e Alcanena prevê o financiamento privado até 1,2 mil milhões de euros para a construção de um aeroporto. Ou seja, sem pesar no erário público.

Então, qual é a localização considerada ideal?

O Campo de Tiro de Alcochete continua a ser apontada como aquela que tem mais vantagens estratégicas, sempre em complementaridade com o atual aeroporto de Lisboa, até que estejam em funcionamento duas pistas. A partir daí, Alcochete poderia evoluir para um aeroporto único.

Outra solução considerada viável numa lógica de hub intercontinental é Vendas Novas + Portela, que poderia, também, evoluir para uma infraestrutura única.

Apontada como inviável mantém-se a solução Montijo, porque, de acordo com os técnicos, só permite a construção de uma pista e levanta problemas ambientais.

Entregue a versão preliminar, o que se segue?

Este relatório entregue pela Comissão Independente vai agora ser analisado e fica disponível publicamente a partir de 22 de março.

É importante lembrar que a decisão final sobre o novo aeroporto será sempre política.

Este trabalho da Comissão Técnica Independente serve apenas para apoiar uma futura decisão do Governo.

Por isso, os técnicos limitam-se a apresentar as melhores soluções. Mas cabe ao Governo a última palavra neste processo.

Como é que funciona a nova Loja do Cidadão Virtual?
Vem aí uma tempestade solar. Há risco de um novo apagão?
O que mostram os números da Saúde? Tempos de espera em queda e subida dos internamentos sociais
Proibição de telemóveis nas escolas vai alargar-se no próximo ano letivo?
Que mudanças quer o Governo fazer nas leis do trabalho?
COP30 deve assumir medidas concretas depois de reconhecer fracasso de objetivo anterior?
Sarkozy libertado ao fim de 20 dias. Porquê?
Novas regras da portabilidade do número de telemóvel. O que muda?
Quando passa a ser pago o IUC?
Vai haver um apagão este fim de semana em várias regiões do país. Quais são as zonas afetadas?
Martínez diz que dá oportunidades a novos jogadores na seleção. Será mesmo assim?
Mais de mil médicos tarefeiros ameaçam paralisar urgências. O que está em causa?
Bruxelas investiga metro de Lisboa. O que vai acontecer?
Regresso do vasilhame. Comprar bebidas vai implicar o pagamento do valor do depósito?
Polémica no Dragão com Fábio Veríssimo. O que está em causa?
Intruso colocou saco ilegal dentro da prisão. Há mais casos destes?
Porque é que há tantos atrasos no pagamento do apoio à renda?
A ministra da Saúde foi mal informada sobre o caso da grávida que morreu no Amadora-Sintra?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.