Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Por que devemos estar preocupados com a crise na Alemanha?
Ouça o Explicador Renascença

​Explicador Renascença

Problemas no Governo e na economia. O que se passa na Alemanha?

07 nov, 2024 • Pedro Mesquita


No Explicador Renascença desta quinta-feira, falamos da crise política na Alemanha, com a dissolução da coligação no Governo a gerar grande incerteza, não só no país mas em toda a Europa.

Por que devemos estar preocupados com a crise na Alemanha?

Esta crise política na Alemanha promete ter impacto económico em todo o continente. É uma expressão bastante gasta, mas a Alemanha é habitualmente designada "motor da Europa" e o motor está em vias de ficar “gripado”.

Esta crise política surge no pior momento possível. A Alemanha tem enfrentado uma crise industrial crescente, a que se somam agora as os receios com as possíveis repercussões da eleição de Donald Trump nos EUA, quer no comércio internacional, quer na segurança europeia.

Afinal, o que se está a passar na Alemanha?

Do ponto de vista político, o que se passa é que a Alemanha é governada há três anos por uma coligação muito frágil - habitualmente designada de “semáforo” -, que até quarta-feira juntava os social-democratas do chanceler Olaf Scholz, os liberais do FPD e os Verdes.

Olaf Scholz demitiu o seu ministro das Finanças, Christian Lindner, que é simultaneamente o líder do FDP. Em causa, estiveram divergências orçamentais e os constantes "ultimatos" que Lindner dirigia a Scholz.

O chanceler fartou-se desses ultimatos e decidiu afastar o ministro, alegando que perdeu a confiança nele. E não saiu apenas Lindner, por arrasto abandonaram o Governo outros três ministros liberais.

O SPD, do chanceler alemão, deixou de ter maioria no parlamento?

Sim, Scholz já nomeou um novo ministro das Finanças - trata-se de Jorg Kukies, um conselheiro muito próximo -, mas a questão é essa: já não tem o apoio de uma coligação maioritária no parlamento Berlim, o Bundestag. Neste quadro, a oposição pede agora a Scholz que apresente de imediato uma moção de confiança. Em contrapartida, o chanceler só quer submeter-se à votação dos deputados em meados de janeiro.

Se essa moção de confiança for só apresentada em janeiro, que Governo vai ter a Alemanha até lá? Não há um orçamento para aprovar?

Há. Aliás, foi por causa das divergências sobre o Orçamento para 2025 que a coligação se desfez, mas a ideia de Scholz será liderar um Governo minoritário durante alguns meses.

Seria uma espécie de Governo de gestão, que se limitaria a tentar aprovar alguns diplomas legislativos prioritários, recorrendo para isso a negociações caso a caso. Se for chumbada a moção de confiança, a Alemanha vai para eleições antecipadas.

Esta crise política acontece num cenário de problemas na economia?

São duas coisas que andam interligadas. No caso da Alemanha, somam-se vários fatores, desde as dificuldades que o país teve para recuperar da pandemia, os efeitos da guerra na Ucrânia e a concorrência da China. A própria indústria automóvel alemã está em crise com o despedimento anunciado de milhares de trabalhadores e encerramento de fábricas.

Os novos portugueses. Quem são, de onde vêm e onde moram?
Mulheres em Portugal trabalham dois meses à borla? O que dizem os números da desigualdade salarial?
Como é que funciona a nova Loja do Cidadão Virtual?
Vem aí uma tempestade solar. Há risco de um novo apagão?
O que mostram os números da Saúde? Tempos de espera em queda e subida dos internamentos sociais
Proibição de telemóveis nas escolas vai alargar-se no próximo ano letivo?
Que mudanças quer o Governo fazer nas leis do trabalho?
COP30 deve assumir medidas concretas depois de reconhecer fracasso de objetivo anterior?
Sarkozy libertado ao fim de 20 dias. Porquê?
Novas regras da portabilidade do número de telemóvel. O que muda?
Quando passa a ser pago o IUC?
Vai haver um apagão este fim de semana em várias regiões do país. Quais são as zonas afetadas?
Martínez diz que dá oportunidades a novos jogadores na seleção. Será mesmo assim?
Mais de mil médicos tarefeiros ameaçam paralisar urgências. O que está em causa?
Bruxelas investiga metro de Lisboa. O que vai acontecer?
Regresso do vasilhame. Comprar bebidas vai implicar o pagamento do valor do depósito?
Polémica no Dragão com Fábio Veríssimo. O que está em causa?
Intruso colocou saco ilegal dentro da prisão. Há mais casos destes?
Porque é que há tantos atrasos no pagamento do apoio à renda?
A ministra da Saúde foi mal informada sobre o caso da grávida que morreu no Amadora-Sintra?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Causas
    08 nov, 2024 Europa 12:30
    Falta de verdadeira liderança, problemas não resolvidos, divisões na sociedade alemã, e receber demasiados migrantes que deram cabo da coesão social na Alemanha, ajudam a explicar a queda Alemã.