Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Quanto vai ser o aumento das pensões em 2025?
Ouça aqui o Explicador Renascença

Explicador Renascença

Quanto vai ser o aumento das pensões em 2025?

28 nov, 2024 • Fátima Casanova


O Parlamento aprovou esta quinta-feira uma aumento suplementar das pensões a partir de janeiro de 2025. Ouça o Explicador Renascença e saiba se vai ser abrangido.

No Explicador Renascença desta quinta-feira vamos fazer contas para saber qual a dimensão dos aumentos das pensões no próximo ano.

O Parlamento aprovou esta tarde uma subida extraordinária, além da que já estava prevista por lei.

Quanto é que vai ser afinal o aumento das pensões?

O que está em causa é um aumento adicional de 1,25%, proposto pelo PS e que foi aprovado esta quinta-feira na votação na especialidade, no Parlamento, no âmbito do Orçamento do Estado para 2025.

Esta alteração vai fazer com que, à taxa de atualização anual das pensões, seja somado 1,25%, para as reformas até 1.527 euros.

E para essas reformas o aumento total será de quanto?

Ainda não há um valor preciso, porque há vários fatores. A atualização das pensões é feita através do cálculo do crescimento da economia e do valor da inflação, e os números ainda não são definitivos. Devem ser conhecidos amanhã, sexta-feira.

Ainda assim, de acordo com as estimativas, o aumento regular deve andar pelos 2,5%. Esta fórmula é usada para pensões até dois indexantes dos apoios sociais (IAS), ou seja, cerca de mil euros.

É a este valor dos 2,5% , que se junta os 1,25% agora aprovados no Parlamento, o que dá um aumento previsível , em janeiro, de cerca de 3,75%.

Em euros, quanto é que um pensionista pode receber a partir de janeiro?

Se tomarmos como exemplo uma pensão de mil euros, que é o valor limite para este aumento de 3,75% , a pensão deve subir 37,5 euros.

Se fosse só com a atualização regular, o aumento ficaria nos 25 euros, ou seja, menos 12,5 euros.

Os aumentos são iguais ou diferentes para todos os pensionistas? Porquê?

A lei prevê aumentos diferentes dependendo do valor da pensão. Por isso, para pensões até aos mil euros o aumento deverá rondar os 2,5%.

A partir desse valor e até aos cerca de 3 mil euros, o aumento é calculado apenas com base na taxa de inflação, que deverá rondar os 2%.

Para pensões acima dos 3 mil euros, o aumento não deverá chegar sequer aos 2%.

Portanto, temos aqui três patamares e o aumento adicional proposto pelo PS abrange todo o primeiro patamar, até aos mil euros, e parte do segundo, uma vez que o adicional inclui pensões até aos 1.527 euros.

Qual será o aumento para um pensionista nessas circunstâncias?

Por exemplo, no caso da reforma ser de 1.500 euros, a atualização prevista na lei será de 2%, a que acresce o adicional de 1,25%, o que representa um aumento total de 3,25%, que resultaria em mais 48 euros no final do mês de janeiro.

Sem o adicional, o aumento seria de 30 euros, portanto, há aqui 18 euros de diferença.

Atenção que estamos a falar de valores brutos, sem a retenção na fonte de IRS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carla Maria
    28 jan, 2025 Queluz 12:40
    No artigo sobre o aumento das pensões não se fala sobre a possibilidade do aumento ser inferior em função de determinada pensão o que me parece informação relevante. Um pensionista com uma pensão de sobrevivência de cerca de 1300 euros não vai ter acesso ao "aumento regular" de 2,5 por cento referido no artigo. É verdade que os pressupostos do aumento são diferentes enter pensões mas a forma como a informação está a ser passada por toda a comunicação social dá a entender que a percentagem é igual para pessoas com o mesmo valor de pensão, e não é.