14 fev, 2025 • Teresa Almeida
Biquínis, triquínis, fatos de banho, calções, trajes menores proibidos: a Câmara Municipal de Albufeira está a avançar com um novo regulamento que visa proibir toda esta indumentária na via pública, esplanadas e outros estabelecimentos com vista de rua.
O presidente da Câmara José Carlos Rolo explicou que não existem muitas queixas de comportamentos inapropriados, mas sim observações.
José Carlos Rolo deixa entender que há desconforto nas ruas e refere mais: que as queixas mais comuns são de atos sexuais nas ruas.
O autarca diz que se está a passar a imagem de que em Albufeira vale tudo e que não pode ser. Portanto, com esta medida o município quer sobretudo melhorar e qualificar o turismo na zona, na cidade, no concelho.
Sim. As exceções são feitas apenas para as praias, respetivos parques de estacionamento e hotéis.
O novo regulamento já foi aprovado, mas segue agora para consulta pública durante trinta dias. Cabe agora aos munícipes pronunciarem-se sobre esta medida.
A fiscalização vai estar a cargo da Polícia Municipal de Albufeira.
Haverá uma equipa de agentes destinada a avaliar estes comportamentos. São 12 agentes da Polícia Municipal, que vão ficar responsáveis pôr em prática este código de conduta em Albufeira.
Sim. As infrações serão penalizadas com multas que vão dos 300 euros e podem chegar aos 1.500 euros.
Há medidas idênticas, por exemplo em Maiorca. A famosa ilha espanhola proíbe o uso de biquíni ou calções de banho, fora da praia, inclusive na orla. Alguns restaurantes recusam-se mesmo a atender quem estiver na rua de biquíni.
Também na Croácia, em Hvar, é proibido de andar de bikini na rua. A medida restringe-se ao centro histórico da cidade, onde a multa é de 500 euros.