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Apagão em Heathrow. O que se passou?

Apagão em Heathrow. O que se passou?

21 mar, 2025 • Anabela Góis


No Explicador Renascença desta sexta-feira, falamos do encerramento do aeroporto de Heathrow, em Londres, o maior aeroporto da Europa e um dos mais movimentados do mundo.

O que é que se passou?

Foi um incêndio, na última noite, numa subestação elétrica, nos subúrbios de Londres que causou uma falha de energia no aeroporto Heathrow. O gerador de reserva também foi afetado e o aeroporto teve mesmo de encerrar.

A administração de Heathrow anunciou, entretanto, que vai poder fazer alguns voos já a partir das sete da tarde e vai dar prioridade aos passageiros cujos aviões divergiram para aeroportos europeus. E espera-se que o funcionamento do aeroporto seja retomado em pleno amanhã.

Foram afetados muitos passageiros?

Sim. Basta dizer que desde que Heathrow encerrou e até meio da tarde foram cancelados 1.149 voos e 119 divergiram para outros aeroportos.

Só ligações entre Portugal e Londres foram canceladas 21, entre partidas e chegadas.

Só hoje deviam ter passado cerca de 220 mil passageiros pelo aeroporto de Heatrow, portanto muita gente, mesmo, afetada por esta situação.

E agora? Os passageiros que ficaram em terra vão ter alguma compensação?

Infelizmente, não. Como se tratou daquilo que é considerado uma “circunstância extraordinária”, que nenhuma companhia aérea podia prever ou evitar, os passageiros não têm direito a indemnização. Já agora dizer que nesta categoria entram fatores como condições climatéricas extremas, greves de funcionários de aeroporto ou de controlo de tráfego aéreo.

Não têm direito a indemnização, mas têm pelo menos direito ao valor do bilhete, ou não?

Isso sim, nestas circunstâncias os passageiros que ficaram sem voo têm 3 opções: podem ser reembolsados no prazo de 7 dias, podem pedir um novo bilhete para a data que escolherem ou podem ficar à espera do próximo voo que tenha capacidade para os transportar para o destino.

Neste último caso, têm também direito a alojamento, alimentação e transporte do local onde ficarem alojados até ao aeroporto.

Então e se Heathrow fosse apenas uma escala, e a pessoa perder toda a viagem porque ficou sem ligação?

É exatamente o mesmo. Não tem direito a qualquer indemnização porque a companhia aérea não pode ser responsabilizada pelo incêndio, que levou ao encerramento do aeroporto.

Mas se fosse só passar o fim de semana, pode, pelo menos, pedir o reembolso do que pagou pelo hotel?

Pode tentar negociar com o hotel, para não ser penalizado ou, pelo menos, para tentar remarcar o tal fim de semana. Mas não há qualquer garantia de sucesso, depende da boa vontade do hotel.

E já se sabe o que é que provocou o incêndio na estação elétrica?

Até ao momento não foram divulgadas as causas. A polícia metropolitana de Londres disse que não há indícios de que o fogo tenha sido intencional, ainda assim, dado o impacto do incidente, a possibilidade não foi totalmente afastada e foi até acionada a divisão de contraterrorismo.

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