30 mai, 2025 • Anabela Góis
São uma verdadeira praga e estão em todo o lado, cada vez com mais frequência. A Polícia de Segurança Pública deixou alguns conselhos sobre as chamadas de spam que nunca pedimos, com propostas de emprego, ofertas de serviços e promoções.
Mais do que conselhos, é um verdadeiro guia que nos ajuda a lidar e a evitar as chamadas de spam. O método é claramente duvidoso e aponta para tentativas de fraude ou de publicidade agressiva.
A pensar nestes casos, a PSP publicou uma série de conselhos nas redes sociais, incluindo um modelo de mensagem que podemos usar para solicitar a remoção do nosso número de telefone das bases de dados das empresas.
Sim. A privacidade é um direito e só podemos ser contactados para fins de marketing se tivermos dado consentimento prévio.
Para acabar com estas chamadas, o primeiro passo é exigir a remoção do número de telefone da base de dados da empresa responsável pelas chamadas. O pedido pode ser feito por telefone, por e-mail ou por mensagem escrita e convém sempre registar a data e hora do contacto.
Se quiseres, é possível usar a minuta que a PSP disponibiliza. Está disponível, por exemplo, no Instagram da Polícia de Segurança Pública.
Nesse caso, a PSP sugere que assines a lista de oposição a este tipo de chamadas, que está disponível no site da Associação Portuguesa de Marketing Direto e Digital.
Este registo é gratuito e impede, legalmente, que as empresas usem os nossos dados para fins publicitários sem consentimento.
Além da remoção dos dados, convém bloquear os números de spam ou publicidade. Muitas operadoras já oferecem este serviço gratuitamente.
Nesse caso, é possível apresentar queixa à Comissão Nacional de Proteção de Dados, indicando o número de origem e o tipo de chamada recebida.
Resumindo: é preciso bloquear, denunciar e agir. São estes os conselhos da PSP.
Nos casos em que as chamadas são ofensas, ameaças ou assédio, é preciso apresentar queixa na polícia o mais depressa possível.
Atenção também às burlas telefónicas: chamadas que prometem prémios, heranças ou que pedem dados pessoais e códigos de segurança são quase sempre esquemas fraudulentos.