Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Telemóveis vão ser proibidos no recreio ou alunos podem usar na sala de aula?

Explicador Renascença

Telemóveis vão ser proibidos só no recreio ou alunos podem usar na sala de aula?

30 jun, 2025 • Fátima Casanova


Governo anunciou que proibição do uso do telemóvel no primeiro e segundo ciclo "é para alunos do público e privado", mas ainda não se sabe se a medida entrará em vigor já no próximo ano letivo.

O ministro da Educação, Fernando Alexandre, esclareceu esta segunda-feira que a proibição do uso de telemóveis vai ser para "alunos do público e do privado" e que "a lei aplica-se a todos", mas não avança uma data para quando a medida entrará em vigor.

Quando é que avança e que os alunos que ficam impedidos de utilizar o telemóvel?

A proibição do uso de telemóveis vai ser para todos os alunos do primeiro e segundo ciclos, ou seja, tanto para os alunos que frequentem escolas públicas como também para aqueles que frequentem os colégios.

O Ministério pode impor a proibição de uso de telemóveis também nos colégios?

Essa é uma dúvida colocada já esta tarde na Renascença pelo secretário-geral da FNE, a Federação Nacional de Educação.

Pedro Barreiros admite que não sabe se, do ponto de vista legal, isso será viável, mas defende que, a partir do momento que é proibido para uns, deveria ser proibido para todos.

Já a Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo diz que espera para conhecer as regras.

E a proibição será só no recreio ou os alunos podem usar na sala de aula?

É o que espera a associação que representa os colégios. Ouvido pela Renascença, o diretor executivo da AEEP disse que lamentaria “se a regra fosse a total proibição”, porque, “especialmente no segundo ciclo, há utilizações pedagógicas de telemóvel em algumas aulas”.

Quando é que vão ser conhecidas as novas regras?

O ministro da Educação prometeu para julho, as medidas para o próximo ano letivo. É de esperar que entre essas medidas estejam incluídas as novas regras para o uso dos telemóveis em espaço escolar. Em concreto, Fernando Alexandre disse que a forma como a medida vai ser implementada e os prazos serão divulgados a tempo de as escolas prepararem o próximo ano letivo.

E que consequências podem estar previstas para quem não cumprir as regras?

É isso que está também por saber. O telemóvel é confiscado? Fica na escola? Entrega-se aos encarregados de educação? São dúvidas que a FNE também pede ao Governo para esclarecer - e se a proibição se aplica apenas a smartphones ou se abrange outros equipamentos, como tablets e relógios inteligentes, lembrando que com estes dispositivos os alunos também têm acesso à internet.

E quem vai vigiar o cumprimento das regras?

São dúvidas colocadas por muitos pais. De recordar que ainda há menos de uma semana o Movimento “Menos Ecrãs, Mais Vida” enviou uma carta ao ministro da Educação a questionar a eficácia da medida, lembrando que em muitas escolas os alunos do segundo ciclo convivem com os do terceiro ciclo e protnato a proibição de telenmnoveis só para uns e não para outros pode não ser fácil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.