Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Porque é que o Comité Nobel escolheu Maria Corina Machado?

Explicador Renascença

Porque é que o Comité Nobel escolheu Maria Corina Machado?

10 out, 2025 • Pedro Mesquita


Esta sexta-feira, o Comité Nobel Norueguês elogiou o "trabalho incansável e persistente" da líder da oposição venezuela pela defesa dos direitos democráticos.

A líder de oposição ao regime de Nicolás Maduro, Maria Corina Machado, recebeu esta sexta-feira o Prémio Nobel da Paz. Em discórdia com o sistema político de Venezuela desde o Governo do antigo Presidente Hugo Chávez, Machado ficou "em choque" com a distinção e é a primeira pessoa venezuelana vencedora.

"Promover a fraternidade entre as nações, a abolição ou a redução dos exércitos permanentes" é um dos requisitos principais do Comité Nobel Norueguês para escolher um vencedor. Mas porque motivo foi Maria Corina Machado a escolhida da edição deste ano?

O Explicador Renascença esclarece.

Como o Comité justificou esta escolha?

Tanto o "trabalho incansável e persistente" de Machado pela defesa dos direitos democráticos na Venezuela, como também a luta para uma "transição justa e pacífica" de um regime classificado autoritário par a democracia são os principais argumentos da assembleia do Nobel da Paz.

Nascida em Caracas, Maria Corina Machado, de 58 anos, é uma personalidade-chave do ativismo e da política venezuelana. Engenheira de formação, é cofundadora da "Súmate, uma organização cívica de fiscalização eleitoral, e foi deputada entre 2011 e 2014, sempre conhecida por fazer campanha de mobilização popular em defesa de eleições livres na Venezuela.

Corina Machado surpreendeu-se e declarou-se "honrada" por este prémio que agradeceu em nome dos venezuelanos e dedicou o Nobel ao presidente dos Estados Unidos da América (EUA).

Corina Machado foi forçada a ser clandestina?

Machado venceu as primárias da oposição, em 2023, mas foi impedida de se candidatar pelas autoridades venezuelanas às presidenciais de 2024. Tal como muitos opositores a Maduro, Corina Machado foi alvo de ameaças por parte do regime de Nicolás Maduro.

Esta líder da oposição foi substituída na corrida presidencial contra Maduro por Edmundo González, que, depois da noite eleitoral, vive em regime de exílio em Madrid, Espanha.

Desde que liderou manifestações contra o Governo de Maduro, é desconhecida a morada da líder de oposição, mas há indicações de que permanece na Venezuela, em local desconhecido.

Algo pode mudar na Venezuela?

O regime de Maduro tem resistido às sucessivas pressões tanto internas, como de líderes externos, mas este prémio pode ter impacto. A oposição venezuelana ganhou-se esta sexta-feira maior visibilidade internacional.

Para além deste Nobel, Maria Corina Machado já tinha sido galardoada, em 2024, com o prémio Sakharov atribuído pelo Parlamento Europeu, homenageada por ativamente promover a liberdade de pensamento e a democracia.

Como é que funciona a nova Loja do Cidadão Virtual?
Vem aí uma tempestade solar. Há risco de um novo apagão?
O que mostram os números da Saúde? Tempos de espera em queda e subida dos internamentos sociais
Proibição de telemóveis nas escolas vai alargar-se no próximo ano letivo?
Que mudanças quer o Governo fazer nas leis do trabalho?
COP30 deve assumir medidas concretas depois de reconhecer fracasso de objetivo anterior?
Sarkozy libertado ao fim de 20 dias. Porquê?
Novas regras da portabilidade do número de telemóvel. O que muda?
Quando passa a ser pago o IUC?
Vai haver um apagão este fim de semana em várias regiões do país. Quais são as zonas afetadas?
Martínez diz que dá oportunidades a novos jogadores na seleção. Será mesmo assim?
Mais de mil médicos tarefeiros ameaçam paralisar urgências. O que está em causa?
Bruxelas investiga metro de Lisboa. O que vai acontecer?
Regresso do vasilhame. Comprar bebidas vai implicar o pagamento do valor do depósito?
Polémica no Dragão com Fábio Veríssimo. O que está em causa?
Intruso colocou saco ilegal dentro da prisão. Há mais casos destes?
Porque é que há tantos atrasos no pagamento do apoio à renda?
A ministra da Saúde foi mal informada sobre o caso da grávida que morreu no Amadora-Sintra?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.