Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Quais são as principais conclusões do relatório sobre o acidente no Elevador da Glória?
Ouça aqui o Explicador.

explicador Renascença

Quais são as principais conclusões do relatório sobre o acidente no Elevador da Glória?

21 out, 2025 • André Rodrigues


A conclusão dos peritos é absolutamente demolidora para a Carris, tendo em conta as várias desconformidades técnicas e de organização que são apontadas.

Uma soma de falhas esteve na origem do acidente do Elevador da Glória. É o que indica o relatório preliminar do gabinete que investiga acidentes ferroviários.

Quais são as principais conclusões?

O documento revelou que o cabo que se rompeu não estava certificado para equipamentos de transporte de pessoas, como era o caso do Elevador da Glória. É a conclusão mais significativa deste relatório.

Esse cabo esteve em uso durante praticamente um ano antes de ceder.

O relatório do Gabinete de Investigação e Prevenção de Acidente Ferroviários aponta falhas a vários níveis: além da rutura do cabo, havia problemas nos travões e fragilidades mecânicas nas cabinas.

Ninguém tinha detetado estes problemas antes?

Houve chamadas de atenção por parte dos guardas-freios e também de técnicos para sinais de desgaste de material e falhas recorrentes que não foram devidamente corrigidas, é outra das conclusões a reter. Para além da rutura do cabo, havia problemas no sistema de travagem, desgaste em componentes estruturais e ausência de mecanismos de redundância que poderiam ter evitado o acidente.

O relatório do gabinete de investigação de acidentes ferroviários fala em relatos de técnicos e antigos funcionários da Carris que diziam que o sistema apresentava sinais de degradação há vários meses, com travagens bruscas e ruídos fora do normal.

Além disso, as manutenções que, supostamente, teriam sido realizadas, não aconteceram. Portanto, é uma soma de situações que acabou por ter aquele desfecho trágico no dia 3 de setembro.

Com estas conclusões, já é possível identificar os responsáveis?

O relatório não tira uma conclusão definitiva sobre a responsabilidade legal pelo acidente. Isso fica para os tribunais. Mas pode ser - e vai ser, seguramente - uma peça importante para determinar essas responsabilidades.

Uma coisa é certa: a conclusão dos peritos é absolutamente demolidora para a Carris, tendo em conta as várias desconformidades técnicas e de organização que são apontadas.

A Carris já reagiu?

Sim, defendendo-se das conclusões deste relatório. A Carris refere que a empresa responsável pela manutenção do elevador da Glória poderá não ter cumprido devidamente o contrato. E alega que o cabo que não estava certificado para ser utilizado no Elevador foi adquirido pela anterior administração.

Seja como for, a Carris poderá enfrentar sanções administrativas e judiciais. O Ministério Público já abriu um inquérito para apurar responsabilidades criminais, que poderão incluir negligência grave e homicídio por negligência.

E no plano político?

No plano político, Carlos Moedas não foi implicado diretamente no relatório e, reagindo a estas conclusões, volta a afastar responsabilidade política direta - embora a Carris seja uma empresa de gestão municipal.

Numa resposta escrita enviada à Renascença, o presidente da Câmara de Lisboa insiste que o acidente teve origem em “causas técnicas e não políticas”.

A Câmara Municipal anunciou a criação de uma comissão independente para rever os protocolos de segurança e manutenção dos elevadores históricos para evitar a repetição de tragédias como a da Calçada da Glória que, recordo, matou 16 pessoas.

EUA e Venezuela estão na iminência de uma guerra?
Os novos portugueses. Quem são, de onde vêm e onde moram?
Mulheres em Portugal trabalham dois meses à borla? O que dizem os números da desigualdade salarial?
Como é que funciona a nova Loja do Cidadão Virtual?
Vem aí uma tempestade solar. Há risco de um novo apagão?
O que mostram os números da Saúde? Tempos de espera em queda e subida dos internamentos sociais
Proibição de telemóveis nas escolas vai alargar-se no próximo ano letivo?
Que mudanças quer o Governo fazer nas leis do trabalho?
COP30 deve assumir medidas concretas depois de reconhecer fracasso de objetivo anterior?
Sarkozy libertado ao fim de 20 dias. Porquê?
Novas regras da portabilidade do número de telemóvel. O que muda?
Quando passa a ser pago o IUC?
Vai haver um apagão este fim de semana em várias regiões do país. Quais são as zonas afetadas?
Martínez diz que dá oportunidades a novos jogadores na seleção. Será mesmo assim?
Mais de mil médicos tarefeiros ameaçam paralisar urgências. O que está em causa?
Bruxelas investiga metro de Lisboa. O que vai acontecer?
Regresso do vasilhame. Comprar bebidas vai implicar o pagamento do valor do depósito?
Polémica no Dragão com Fábio Veríssimo. O que está em causa?
Intruso colocou saco ilegal dentro da prisão. Há mais casos destes?
Porque é que há tantos atrasos no pagamento do apoio à renda?
A ministra da Saúde foi mal informada sobre o caso da grávida que morreu no Amadora-Sintra?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.