Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Provocações russas

01 out, 2025 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Têm-se multiplicado as provocações russas contra países do Leste europeu. A Rússia pretende criar um ambiente de medo e enfraquecer a NATO.

As Forças Armadas dinamarquesas anunciaram no domingo ter avistado drones sobre instalações militares do país durante a noite, pelo segundo dia consecutivo, depois de várias violações do espaço aéreo europeu por aeronaves russas nos últimos dias.

Têm-se multiplicado as violações do espaço aéreo de outros países da NATO, como a Estónia e a Roménia. E a Rússia desenvolveu agressivos exercícios militares na Bielorrússia. O que pretende a Rússia?

A hipótese de essas violações terem sido erros involuntários é inverosímil. Os russos também não querem uma guerra com a NATO. O que eles pretendem, provavelmente, é criar receio nos países vizinhos e tentar enfraquecer a NATO.

A resposta a estas provocações da Rússia passa pelo reforço das capacidades de defesa dos países envolvidos. E pela solidariedade dos outros países europeus que não tenham sido alvo de provocações russas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.