06 mai, 2025
As soluções finais do Campeonato que ainda decorre estão agora por uma semana ou, numa segunda hipótese, daqui por quinze dias.
Quanto ao título, tudo poderá ficar resolvido já no próximo sábado, consoante o resultado final desse sempre emocionante Benfica-Sporting, sem que possam, por enquanto, assumir-se favoritos, tais são as condições em que ambos os contendores vão entrar em campo.
Para que esta situação seja possível, deve salientar-se o fortíssimo contributo do desfecho do desafio de domingo à noite, em Alvalade, em que o Sporting venceu o Gil Vicente pela escassa diferença de apenas um golo, sem esquecer a vitória do Benfica, um dia antes, no sempre difícil campo da Amoreira, frente ao Estoril Praia.
Em Alvalade, tratou-se, aliás, de um desafio quase dramático para as hostes leoninas, tal foi o sofrimento sentido durante quase todo o jogo, em que os leões dominaram sem conseguirem render, tendo realizado uma das mais sofridas exibições de toda a temporada.
Valeram os golos de Maxi Araújo e de Eduardo Quaresma, aos 81 e 93 minutos, obtidos já perto do fecho do relógio, em circunstâncias que colocaram em delírio os largos milhares de sócios e adeptos que encheram o estádio Alvalade e espalhados por todo o lado e que, como se viu, os jogadores gilistas tiveram de aceitar, embora com forte desagrado.
O seu intuito de priorizar o jogo defensivo, dando cobertura permanente aos adversários mais influentes, sem se preocuparem com a sua construção ofensiva, acabou por “morrer na praia”.
Postas as coisas nestes termos, importa agora olhar a frente, o que impõe fixarmo-nos no próximo grande dérbi, aprazado para sábado à tarde (18 horas) no estádio da Luz.
Ambos, águias e leões, partem para este jogo com o pensamento na vitória, o único desfecho que servirá os intentos benfiquistas, dado que aos leões até um empate poderá traduzir-se num resultado que lhes permita continuar a pensar na conquista do título de campeão.
Portanto, tudo poderá ficar decidido no próximo fim-de-semana ou, outra possibilidade, ficar adiado por mais oito dias, com bracarenses e vimaranenses a entrarem também numa luta que até poderá via a não lhes dizer directamente respeito.