16 mai, 2025
E pronto.
Aí está a situação mais imprevisível, com o campeonato a chegar ao fim, com muitas dúvidas ainda por desfazer.
Não se sabe o nome do campeão que vai ser consagrado inevitavelmente amanhã, desconhecem-se os piores protagonistas, com três fugir da despromoção e a tentar, pelo menos, chegar a um play-off susceptível de adiar a agonia por mais alguns dias.
No que toca ao campeão, sabe-se já há algum tempo, Sporting e Benfica estão na primeira e única fila de chegada.
Há vários resultados possíveis para esta derradeira jornada mas, verdade inquestionável, os leões dispõem, à partida, de maiores vantagens, por razões mais do que discutidas.
Ganhar ao sempre difícil Vitória de Guimarães em Alvalade não é tarefa a desconsiderar, assim como não se afigura fácil ao Benfica vencer na Pedreira, onde o Sporting de Braga ainda só perdeu por três vezes neste campeonato, com o Sporting, com o arqui-rival Vitória de Guimarães e com o Casa Pia, estes três jogos disputados ainda na primeira volta.
Numa jornada final, como a de agora, as circunstâncias não são, contudo, comparáveis com qualquer outra. Daí que se torne ainda mais complicado e arriscado avançar com previsões que, no caso presente, não têm qualquer sustentação.
Importante será estarmos perante jogos susceptíveis de impregnarem grande motivação aos adeptos, para assim termos uma jornada empolgante, com um vencedor justo e em desafios sem problemas de quaisquer espécies, inclusive aqueles que por vezes derivam de arbitragens de menor qualidade.
Depois desta luta até ao fim, o que mais pode desejar-se é que venhamos a ter um sábado de futebol para ficar na história e, sobretudo, na memória mais viva de quem vier a erguer o troféu da vitória final.