Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Em trânsito para o Mundial de futebol

21 mai, 2025 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Rodrigo Mora, do Futebol Clube do Porto, é a grande novidade, aliás perfeitamente justificada.

Terminaram os campeonatos, por isso chegou o tempo de pensar nas selecções.

De imediato, temos já no próximo dia 4 de Junho, no Allianz Arena, em Munique o jogo com a Alemanha, a contar para a fase final da Liga das Nações, cuja primeira edição, recorda-se foi ganha pelos portugueses.

Depois, de novo em Munique, e em caso de vitória, a selecção portuguesa irá defrontar o vencedor do desafio França-Espanha, quatro dias depois, de novo no Arena, em Munique.

Caso saia derrotada, terá pela frente a selecção, também vencida, da outra meia-final, mas em Estugarda, no mesmo dia e à mesma hora.

A Liga das Nações continua a não ser uma competição à qual os diversos países dão grande importância, talvez devido à fórmula que foi encontrada para a sua disputa.

Desta vez, trata-se da ante-câmara do Mundial de 2026 a realizar nos Estados Unidos, Canadá e México, com a participação de 48 selecções, entre 11 de Junho e 19 de Julho, aumentando em 16 o número de selecções presentes.

É a nova fórmula instituída pela FIFA, que aliás tem gerado imenso debate em todo o mundo.

Entretanto, para o desafio que se segue para a nossa selecção, o responsável Roberto Martinez divulgou ontem a lista dos 27 convocados para o desafio com a Alemanha, daqui por quinze dias, com algumas surpresas.

Como se esperava, o jovem Rodrigo Mora, do Futebol Clube do Porto, é a grande novidade, aliás perfeitamente justificada pela época brilhante que acaba de protagonizar ao serviço do clube azul e branco. Por outro lado, poderá ter surpreendido alguns sectores a chamada de Pedro Gonçalves, do Sporting Clube de Portugal, depois da longa paragem, por lesão, que registou no seu clube.

E depois há também o velho fetiche de Roberto Martinez, que nada fez, este ano desportivo como noutros, para justificar a chamada aos trabalhos. Estamos a falar de João Félix, poucas vezes utilizado pelo Milan, mas que, pelos vistos, tem sempre lugar assegurado nas convocatórias do seleccionador espanhol.

Um caso sempre difícil de perceber...

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.