A ascensão de João Neves até se tornar o jogador mais valioso do PSG

28 mar, 2025 - 14:55 • Redação

O médio explodiu no Benfica, numa época em que realizou 55 jogos, chegou ao Paris Saint-Germain em agosto de 2024 e já é o "MVP" do plantel parisiense.

A+ / A-

João Neves começou no Benfica, foi vendido por cerca de 60 milhões de euros e é, agora, o jogador mais valioso do plantel do Paris Saint-Germain, de acordo com o Observatório do Futebol (CIES).

Na totalidade, o valor da equipa ultrapassa os mil milhões. O ex-Benfica lidera a lista e já vale 102,3 milhões de euros. O português Vitinha fecha o "top-5", com um valor de mercado de 77,5 milhões de euros.

Com apenas 20 anos, assumiu a titularidade mal chegou ao PSG e, esta época, leva quatro golos e nove assistências em 38 jogos.

Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui

O caminho até valer 100 milhões

João Neves começou em 2012/13, integrado nas escolas do Benfica em Tavira e Faro. Natural do Algarve e ligado às águias desde o início, chegou à capital em 2016.

No Benfica Campus, no Seixal, passou por todos os escalões de formação e, na época 2022/23, chegou à equipa principal.

A estreia chegou em dezembro de 2022. Foi Roger Schmidt, que entretanto deixou a Luz, que o lançou pela primeira vez, numa derrota, por 3-0, em visita ao Sporting de Braga. O médio acabou a época a conquistar a titularidade e com 20 jogos. O único golo que marcou foi decisivo: salvou um empate, por 2-2, diante do Sporting, resultado que viria a revelar-se crucial para a conquista do campeonato.

Na sua última época no Benfica, em 2023/24, assumiu-se como titular indiscutível. Somou 55 partidas, marcou três golos e fez uma assistência em todas as competições.

João Neves deixou o Benfica com a conquista de um campeonato nacional e uma Supertaça.

No verão passado, Neves chegou ao Parque dos Príncipes, a troco de 59,9 milhões de euros mais objetivos, e assinou contrato por cinco temporadas.

O presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, assumiu desde logo a satisfação com a chegada do jovem jogador português: “Estamos muito felizes por receber o João Neves na família Paris Saint-Germain. É um dos jogadores mais talentosos de Portugal e internacionalmente.”

Até ao momento, João Neves realizou 38 jogos pelo líder do campeonato francês. Leva quatro golos, nove assistências e está perto da ambição de "ganhar vários títulos" que manifestou à chegada.

O PSG pode sagrar-se tetracampeão francês no sábado. A condição é que o segundo classificado, o Marselha, perca na visita ao Reims e o PSG vença, de seguida, o Saint-Étienne, fora de casa.

Não só em França brilha João Neves. Prepara-se para jogar os quartos de final da Liga dos Campeões com PSG e, pela seleção nacional, soma 14 jogos. Estreou-se em outubro de 2023 e, meses depois, foi chamado ao Euro 2024. Agora, prepara-se para mais uma "primeira vez": vai disputar a Final Four da Liga das Nações, com meia-final frente à Alemanha, agendada para 4 de junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+