Ouvir
  • Bola Branca 18h15
  • 16 jun, 2026
A+ / A-

Taça de Portugal

Irritado. Rui Costa critica “duas agressões claras e evidentes”

25 mai, 2025 - 21:58 • Carlos Calaveiras

Líder encarnado diz assumir responsabilidades pela derrota, mas lamenta atuação da equipa de arbitragem no Jamor.

A+ / A-

O presidente do Benfica, Rui Costa, deixou fortes críticas à arbitragem de Luís Godinho na final da Taça de Portugal.

Na zona mista do estádio Nacional, no Jamor, Rui Costa fala em "duas agressões claras e evidentes", referindo-se aos lances de Belotti com Matheus Reis aos 90+5 e a uma "cotovelada" sobre Otamendi.

"Acabámos por sofrer um golo no último lance do tempo suplementar que durou 10 minutos. Não tenho por hábito de passar as minhas responsabilidades para os outros. Não tenho sido um presidente quezilento, muitas vezes penalizado internamente pelos meus por não falar de arbitragens. Assumindo a responsabilidade por não termos conquistado esta Taça de Portugal, o que é uma pena porque a equipa fez por isso, mas peço-vos para analisarem encarecidamente o lance aos 90'+5, onde o Belotti é agredido por dois jogadores do Sporting. Há um pisão deliberado na cabeça do Belotti. E ainda há falta contra o Benfica. Há coisas que ultrapassam todos os limites”.

Visivelmente irritado, o líder encarnado continuou: “A mim faz-me muita confusão como é que um VAR que vê a simulação do Dahl e anula o segundo golo do Benfica não consegue ver uma agressão. O Otamendi leva uma cotovelada na cara de um jogador do Sporting que já tinha amarelo”.

“O Benfica perdeu, um assumo a responsabilidade, mas há que olhar para o futebol português. Um lance destes para o Benfica o que não dava para falar a semana toda. Repito: há situações que ultrapassam. Tentei e procurei ser um presidente à imagem do Benfica. Estamos a falar de duas agressões claras e evidentes, que não foram vistas pelo bandeirinha e pelo VAR”.

O Benfica perdeu 3-1 contra o Sporting na final da Taça de Portugal, após prolongamento.

Ouvir
  • Bola Branca 18h15
  • 16 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Retire-se
    26 mai, 2025 enquanto existem boas recordações do Jogador que foi 11:18
    O melhor que tem a fazer, é antecipar as Eleições para ANTES do inicio da época, e não se recandidatar. Você, é o Presidente que falhou. E para não estragar as boas recordações do tempo em que era uma jogador fantástico, devia retirar-se pelo seu pé, mantendo a dignidade, em lugar duma derrota estratosférica nas próximas Eleições e ter o novo Presidente a queixar-se "tive de continuar uma época, com as asneiras da antiga Direção".
  • Juiz Vermelho
    26 mai, 2025 Catedral da Luz 08:59
    Falar em arbitragens depois das derrotas, não passa de arranjar desculpas para os fracassos. É conversa de derrotados. Em vez de se atirar à arbitragem, Rui Costa faria melhor em analisar os erros próprios cometidos, nomeadamente ter permitido o inicio de época com Schmidt, ter trazido jogadores aleijados para cá, um dos quais "deu" a Taça ao Sporting, mostrar um descalabro financeiro, e no final da época . . . Nada para mostrar. E Pergunta-se é porque é que as Eleições são em Outubro, fazendo com que a nova Direção tenha uma época "hipotecada" ao treinador escolhido, e ao planeamento feito pela Direção cessante, e não no final da Época, onde a nova Direção toma posse e pode trazer o Treinador dessa Direção que planificará ele próprio a época e o plantel. Responda quem souber
  • Antecipar Eleições
    26 mai, 2025 É o melhor caminho 07:22
    A arbitragem foi "habilidosa", mas não culpe o árbitro pela derrota, nem pela época desastrosa e frustrante, que o Benfica teve. Você, Rui Costa, foi o principal culpado. Deixou um treinador que todos viam, não prestava, iniciar a época e só o afastou tarde e a más horas, substitui-o por um mediano que já tinha falhado antes. Contratou jogadores medianos e deixou as despesas subirem de tal maneira que agora tem de vender não 1 mas 2 jogadores só para equilibrar contas. Se acrescentarmos a falta de garra presidencial em certos momentos criticos... Se eu fosse a si, antecipava Eleições e não me recandidatava.

Vídeos em destaque