Ouvir
  • Bola Branca 18h14
  • 10 jun, 2026
A+ / A-

Benfica

Rui Costa: "Prestianni não é um jogador racista, caso contrário não representaria o Benfica"

24 fev, 2026 - 10:20 • Hugo Tavares da Silva

Presidente do clube falou no aeroporto de Lisboa à partida para Madrid. Gianluca Prestianni, suspenso preventivamente pela UEFA e ainda a ser investigado, está na comitiva dos encarnados.

A+ / A-

O presidente do Benfica falou aos jornalistas à saída da equipa para Madrid, onde os lisboetas vão jogar com o Real na segunda mão do play-off da Liga dos Campeões.

Gianluca Prestianni, suspenso preventivamente e ainda a ser investigado por um alegado insulto racista, está na comitiva dos encarnados para a capital espanhola.

Em baixo, as declarações de Rui Costa, na resposta às perguntas dos jornalistas no aeroporto de Lisboa, sobre caso Prestianni, acusado de ofender Vinicius Jr.

Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui


“Lutámos muito para estar aqui. Vamos jogar este jogo com todas as nossas armas e ambição, esperando que possamos fazer o nosso trabalho. Não foi o que aconteceu na Luz. Temos este caso pelo meio, do caso Prestianni, acabamos por estar impossibilitados de o usar. Metemos um recurso, entendemos que nada está provado, portanto não justifica a ausência do jogador neste jogo.

Não estou dentro do campo para saber o que foi dito ou não foi dito, numa situação daquelas muita coisa é dita. O que acreditamos é na palavra do nosso jogador, mais até do que isso, sabemos os jogadores que temos em casa. O Prestianni está a ser crucificado como uma pessoa racista e eu posso garantir que ele é tudo menos racista. É essa a confiança que temos no nosso jogador.

Eu [decidir] falar uma semana depois daquilo que aconteceu é muito fácil de explicar: informámos os nossos adeptos de todos os procedimentos que estávamos a ter perante este caso, defendemos o nosso jogador quando tivemos de o defender. Não justificava que o presidente falasse antes de o processo estar finalizado. Acabou por não sair a sentença real, houve aqui apenas uma suspensão. Não adiantava falar todos os dias sobre um tema que estava num processo, tínhamos de aguardar o desfecho. Fomos informando sempre os nossos adeptos.

O Benfica, ao longo da sua história inteira, tem sido um exemplo de inclusão, de não ao racismo, tem na sua bandeira maior um jogador africanos. Quer do ponto de vista desportivo, quer social, o Benfica é um exemplo claríssimo do que é a inclusão. O Benfica não se sente ofendido com as críticas, houve um incidente dentro do campo que está a ser analisado e apurado. Como tal, aguardámos esta semana e colaborámos para que houvesse um desfecho rápido da situação e pudéssemos olhar para o jogo. O Benfica nunca se sentirá beliscado na situação racismo, porque é um exemplo.

Esta situação é incómoda para toda a gente, para o clube e o jogador, não se trata de um jogador racista, caso contrário não representaria o Benfica. Foi uma semana complicada para toda a gente. Não desvalorizando uma situação humana, estamos a falar de uma situação de campo, isso não belisca o que é o Benfica enquanto clube inclusivo e clube antirracista. Não permitia ter jogadores racistas dentro do plantel, é um ponto que quero deixar bem claro.

Acreditamos que no nosso jogador porque não se trata de uma pessoa racista, caso contrário era eu o primeiro a não permitir que um jogador racista representasse o Sport Lisboa e Benfica, que tem na sua história tudo aquilo que é antirracismo.

Não aconteceu nada no túnel, os delegados da UEFA não escreveram nada porque não aconteceu nada. Houve conversa no túnel para que não se perdessem jogadores para a segunda mão. As imagens mostram que os títulos [de jornais] estavam trocados.

O Benfica protegeu o jogador que está a ser massacrado por toda a gente [e por isso não falou a seguir ao jogo publicamente]. Ele merece a nossa confiança num caso como estes. O Benfica estará ao lado de Prestianni. O Prestianni não é racista, está a ser condenado quando não é racista. Merece o nosso apoio.

O Benfica nunca teve um ato racista, nunca teve uma situação em que pudesse ser julgado como tal, bem antes pelo contrário. O seu símbolo maior é um jogador africano."

Ouvir
  • Bola Branca 18h14
  • 10 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    24 fev, 2026 Leiria 16:42
    " O seu símbolo maior é um jogador africano." Pois, com outros dirigentes. Defender-se com Eusébio, é caricato. Não acha? Incompetente.

Vídeos em destaque