Ouvir
  • Bola Branca 18h14
  • 13 jun, 2025
A+ / A-

Liga das Nações

Rodrigo Mora é a grande novidade da convocatória de Portugal: "Vai marcar uma era no futebol português"

20 mai, 2025 - 12:33 • Hugo Tavares da Silva

Pedro Gonçalves regressa na final foura da Liga das Nações. Portugal joga com a Alemanha dia 4 de junho, na Allianz Arena, em Munique. A final ou o jogo de terceiro e quarto lugares disputam-se dia 8.

A+ / A-

Rodrigo Mora, a pérola do FC Porto de 18 anos, é a grande novidade da convocatória de Portugal para a final four da Liga das Nações, agendada para 4 e 8 de junho, que conta também com o regresso de Pedro Gonçalves.

"É um jogador especial", começou por dizer o selecionador. "Eu vi o Rodrigo Mora a jogar pela seleção sub-17 e foi um impacto muito positivo. É um jogador especial. O que ele fez com 17 e 18 anos... foi de um alto, alto nível. Merece estar no espaço seleção. É um jogador diferente, pode fazer a diferença no último terço. Vai marcar uma era no futebol português."

Roberto Martínez revelou esta terça-feira, na Cidade do Futebol, os 27 jogadores para os jogos da semifinal e final ou terceiro e quarto lugares. No dia 4, os portugueses defrontam a Alemanha, na Allianz Arena, em Munique. Na outra semifinal, França e Espanha jogam no dia seguinte.

Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui

A lista completa: Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Sporting), Jorge Sá (Wolves), Diogo Dalot (Manchester United), Nélson Semedo (Wolves), Nuno Mendes (PSG), Nuno Tavares (Lazio), Gonçalo Inácio (Sporting), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Renato Veiga (Juventus), João Palhinha (Bayern), Rúben Neves (Al Hilal), João Neves (PSG), Vitinha (PSG), Bruno Fernandes (Manchester United), Pedro Gonçalves (Sporting), Bernardo Silva (Manchester City), João Félix (AC Milan), Francisco Trincão (Sporting), Francisco Conceição (Juventus), Pedro Neto (Chelsea), Rodrigo Mora (FC Porto), Rafael Leão (AC Milan), Diogo Jota (Liverpool), Gonçalo Ramos (PSG) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr).

Tomás Araújo e João Cancelo ficaram fora da convocatória por questões físicas.

A final do torneio disputa-se no mesmo estádio, no dia 8. Se for Portugal cair contra os alemães, disputa o último lugar do pódio no mesmo dia da final, em Estugarda.

A caminhada

Portugal chegou a esta fase final da Liga das Nações depois de conquistar o Grupo 1, à frente de Croácia, Escócia e Polónia.

A seguir, nos quartos de final, seguiu-se um duelo a duas mãos contra a Dinamarca, contra quem os portugueses perderam no primeiro jogo, por 0-1, e venceram no segundo, por 5-2.

A seleção portuguesa foi a primeira vitoriosa da competição, em 2019. Na final four, Portugal bateu a Suíça e, na final, os Países Baixos, com um golo de Gonçalo Guedes. A seleção era então treinada por Fernando Santos e o 11 titular nesse derradeiro jogo contou com Rui Patrício, Nélson Semedo, Rúben Dias, José Fonte, Raphael Guerreiro, Danilo Pereira, Bruno Fernandes, William Carvalho, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Gonçalo Guedes.

Portugal, ainda com Fernando Santos no comando, conquistou a primeira edição da Liga das Nações, em 2019, tendo depois falhado a qualificação para a 'final four' em 2020/21 e 2022/23.

As duas edições seguintes foram conquistadas por França e Espanha, em 2021 e 2023.

Ouvir
  • Bola Branca 18h14
  • 13 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+