Ouvir
  • Bola Branca 18h14
  • 05 jun, 2026
A+ / A-

Morreu Diogo Jota (1996-2025)

Francisco Neto lamenta morte de Diogo Jota e do irmão André Silva. "Nunca serão esquecidos"

03 jul, 2025 - 19:02 • Inês Braga Sampaio

Selecionador nacional admite que foi uma manhã "difícil" e revela o que disse às jogadoras, a horas da estreia no Euro 2025, frente à Espanha: "É desfrutar de cada momento no presente, porque amanhã não sabemos o que é que vai dar."

A+ / A-

Francisco Neto, selecionador nacional de futebol feminino, lamenta a morte do internacional português Diogo Jota e do irmão André Silva, esta quinta-feira, vítimas de um acidente de viação em Espanha.

Em declarações à Sport TV, Neto começa por endereçar as condolências à família dos dois irmãos, ambos jogadores: "Estamos com eles."

"Por muito que possamos dizer, nada vai substituir a sua dor. Apenas dizer que a equipa feminina e toda a Federação estão solidárias, que os nossos pensamentos estão com eles e que eles nunca serão esquecidos", afirma, antes do apito inicial do Espanha-Portugal, do Euro 2025.

Neto também explica como blindou a equipa, antes da estreia com a Espanha, depois de a notícia da morte do avançado do Liverpool:

"Tivemos de reunir o grupo, foi um momento difícil para todos. Tivemos também o nosso presidente connosco, tivemos toda a estrutura federativa que estava em estágio, todos juntos, e foi olhos nos olhos. Reunimo-nos, falámos, vamos prestar também a nossa homenagem."

O selecionador também elogia a UEFA, que "foi altamente solidária" para com a equipa das quinas, que vai homenagear Diogo Jota. E revela o que disse às jogadoras, a horas do encontro com a Espanha.

"É desfrutar de cada momento que temos no presente, porque amanhã nós não sabemos o que é que vai dar", salienta Francisco Neto.

Diogo Jota, de 28 anos, e André Silva, de 25, que era jogador do Penafiel, morreram na madrugada desta quinta-feira, pelas 00h40, vítimas de um acidente de viação em Cernadilla, na província de Zamora, em Espanha.

Segundo informações da Guardia Civil espanhola, o veículo em que ambos seguiam despistou-se ao quilómetro 65 da autoestrada 52, devido a rebentamento de um pneu, durante uma ultrapassagem, e incendiou-se.

As cerimónias fúnebres dos dois irmãos realizam-se na sexta-feira, na Igreja Matriz de Gondomar. O funeral está marcado para as 16h00, ao que a Renascença apurou.

Ouvir
  • Bola Branca 18h14
  • 05 jun, 2026
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Vídeos em destaque