19 fev, 2025 - 20:34 • João Pedro Quesado
Ivan Domingues trabalhou esta quarta-feira pela primeira vez com o novo carro da Fórmula 3, no primeiro de três dias de testes oficiais do campeonato em Barcelona. O piloto português foi um dos dez mais rápidos durante a manhã e falou num "ótimo dia de trabalho e adaptação".
O jovem de 18 anos foi o 7.º mais rápido de manhã, com o melhor tempo entre os colegas de equipa da Van Amersfoort Racing (VAR), a 1.3 segundos do mais rápido dos 30 pilotos da F3. De tarde, Ivan Domingues foi apenas 21.º, melhorando o tempo da manhã em 3 décimas mas mantendo a diferença de 1.3 segundos para o primeiro, afetado por um problema técnico que o impediu, durante toda a tarde, de usar o sistema DRS — que permite 'abrir' a asa traseira em algumas retas e é utilizado em corrida para facilitar as ultrapassagens.
Apesar do contratempo, o piloto de Leiria mostrou-se satisfeito com o trabalho feito, num dia em que completou quase 50 voltas ao Circuito da Catalunha e superou os 200 km de rodagem. "Foi um ótimo dia de trabalho e de adaptação", declarou Ivan Domingues, realçando que "as primeiras sensações no novo carro foram muito positivas e ensaiámos várias soluções de aerodinâmica e de pneus".
Fórmula 3
Com 18 anos, o piloto de Leiria tem o objetivo de (...)
"O primeiro objetivo não passa pelos tempos, queremos sobretudo evoluir, conhecer o carro e testar diversas soluções", afirmou o jovem da VAR, que afirma ter noção da "competitividade extrema" que vai enfrentar na F3, onde "cabem 20 pilotos em praticamente um segundo e um detalhe pode fazer a diferença entre estar a lutar pelo pódio ou estar nos últimos dez".
Na sessão da manhã, o mais rápido foi Callum Voisin, o piloto britânico da Rodin Motorsport. De tarde, as honras foram para Noel Leon, mexicano da Prema. Ambos já competiram no campeonato de Fórmula 3 em 2024.
Entre os três pilotos da VAR, Ivan Domingues foi o melhor de manhã, mas o problema no DRS tornou-o no mais lento da tarde, ficando a cerca de seis décimas de Theophile Nael (13.º) e a duas décimas de Santiago Ramos (19.º).
A Fórmula 3 está a realizar os testes oficiais pré-temporada em Barcelona, pista historicamente utilizada pelas equipas de Fórmula 1, F2, F3 e outros campeonatos pelas exigências representativas de um grande número de circuitos nos calendários dos campeonatos. Os testes decorrem também na quinta e sexta-feira.
O campeonato de Fórmula 3 começa no fim de semana de 14 a 16 de março, em Melbourne, na Austrália, ao mesmo tempo que o Mundial de F1.