Ouvir
  • Bola Branca 18h13
  • 17 jul, 2025
A+ / A-

Fórmula 1

Lando Norris bafejado pela sorte da F1 no caos do "sprint" em Miami

03 mai, 2025 - 19:13 • João Pedro Quesado

Um Safety Car na fase final da corrida curta colocou o britânico em vantagem quando a corrida estava nas mãos de Oscar Piastri. Verstappen, quarto em pista, terminou em 17.º (último dos classificados) depois de uma penalização de dez segundos.

A+ / A-

Lando Norris venceu este sábado a segunda corrida sprint da F1 em 2025, no Grande Prémio de Miami. O inglês da McLaren reduziu a liderança do colega de equipa no campeonato para nove pontos, ao terminar à frente Oscar Piastri e de Lewis Hamilton, da Ferrari.

Os McLaren assumiram a liderança da corrida logo após a primeira curva, depois de um arranque hesitante pelo jovem Kimi Antonelli (Mercedes) da pole position. Com a pista molhada depois de uma forte chuvada na hora antes do arranque — forte o suficiente para tirar o controlo a Charles Leclerc e atirar o Ferrari com alguns tons de azul para o muro quando este ainda ia para grelha antes da corrida começar —, os pilotos começaram cuidadosos, sem correr grandes riscos. A partida, essa, aconteceu 28 minutos depois da hora marcada.

Antonelli caiu para quarto no arranque, atrás de Max Verstappen (Red Bull) e à frente do colega George Russell. Verstappen e Antonelli acabariam por ter um encontro imediato nas boxes, quando os pilotos começaram a sentir a pista seca o suficiente para trocar dos pneus intermédios para os de piso seco, preferencialmente macios. O tetracampeão foi libertado pela Red Bull cedo demais, levando-o a bater no jovem italiano, que se dirigia para a boxe da Mercedes (à frente do espaço da Red Bull) e, para evitar um acidente pior, acabou por não conseguir parar.

Quem iniciou o movimento de ida às boxes foi Lewis Hamilton, que sentiu ter pouco a perder em montar os pneus macios mais cedo, numa altura em que ocupava o sexto lugar e tinha dificuldades em aguentar atrás o Williams de Alexander Albon. Essa decisão fez de Hamilton o carro mais rápido em pista por alguns segundos, pronto a atacar os McLaren mal estes saíssem das boxes — mas o Safety Car anulou essa possibilidade, limitando a subida ao terceiro lugar.

O Safety Car, causado por Liam Lawson (Racing Bulls) — que atirou Fernando Alonso (Aston Martin) contra o muro numa zona apertada da pista — beneficiou imediatamente Lando Norris, que entrava nas boxes nesse momento. Na volta anterior, a McLaren tinha dado prioridade a Piastri na troca de pneus, já que este liderava, o que podia criar alguma desvantagem para Norris. Assim se solidificou o pódio de Norris, Piastri e Hamilton.

Verstappen, quarto em pista, terminou em 17.º (último dos classificados) depois de uma penalização de dez segundos pelo acidente com Antonelli. Já o italiano terminou em 10.º, com a equipa a assegurar-se pelo rádio que este se lembra que o mais importante do Grande Prémio ainda está por vir.

Albon foi o quarto classificado, na frente de Russell, Lance Stroll (Aston Martin), Lawson — que ainda deverá ser penalizado — e Oliver Bearman (que ganhou 11 lugares para terminar em oitavo, o último lugar pontuável na corrida sprint).

Resultado provisório da corrida sprint

  1. Lando Norris (McLaren)
  2. Oscar Piastri (McLaren)
  3. Lewis Hamilton (Ferrari)
  4. Alex Albon (Williams)
  5. George Russell (Mercedes)
  6. Lance Stroll (Aston Martin)
  7. Liam Lawson (Racing Bulls)
  8. Ollie Bearman (Haas)
  9. Yuki Tsunoda (Red Bull)
  10. Kimi Antonelli (Mercedes)
  11. Pierre Gasly (Alpine)
  12. Nico Hulkenberg (Sauber)
  13. Isack Hadjar (Racing Bulls)
  14. Esteban Ocon (Haas)
  15. Gabriel Bortoleto (Sauber)
  16. Jack Doohan (Alpine)
  17. Max Verstappen (Red Bull)
  18. [Não terminou] Fernando Alonso (Aston Martin)
  19. [Não terminou]Carlos Sainz (Williams)
  20. [Não arrancou] Charles Leclerc (Ferrari)
Ouvir
  • Bola Branca 18h13
  • 17 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+