03 mai, 2025 - 23:35 • João Pedro Quesado
Três "pole position" em seis Grandes Prémios. Max Verstappen vai arrancar da frente para o Grande Prémio de Miami de F1 este domingo, repetindo o que já fez no Japão e na Arábia Saudita. Apesar de não ter o carro mais rápido neste início de temporada, o neerlandês da Red Bull continua a mostrar o que fez dele tetracampeão, superando novamente os McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri (que ficaram separados por um outro carro).
Verstappen foi mais rápido que Lando Norris (vencedor da corrida sprint) por 0.065 segundos, depois de começar a derradeira volta a fazer o primeiro sector mais rápido do fim de semana enquanto Norris errou mais para o fim da volta. Em terceiro ficou Kimi Antonelli (Mercedes) que, depois de ser o mais rápido na qualificação para a corrida sprint, conseguiu separar os dois McLaren.
Oscar Piastri também falhou a estratégia de ataque à última volta da qualificação, com um primeiro sector ainda mais fraco que Norris a colocá-lo no quarto lugar. Mas os dois McLaren, sob investigação por serem demasiado lentos na saída das boxes na Q1 (primeira fase da qualificação), podem ainda ver o sábado a piorar devido a penalizações na grelha de partida.
Fórmula 1
Um Safety Car na fase final da corrida curta coloc(...)
George Russell foi quinto, a uma décima de Antonelli e uma centésima de Piastri — o piloto da Mercedes continua sem confiança no Mercedes em Miami. Carlos Sainz foi sexto e Alexander Albon sétimo, com Charles Leclerc (Ferrari) em oitavo atrás dos dois Williams, depois de ter errado na primeira volta na Q3.
Esteban Ocon (Haas) foi nono, uma décima à frente do Red Bull de Yuki Tsunoda — que não está a usar o novo fundo que Verstappen está usar este fim de semana, ficando sete décimas atrás do colega de equipa.
Lewis Hamilton voltou a ter um desaire no Ferrari. Depois do terceiro lugar na corrida sprint, o britânico não foi capaz de levar o carro até aos dez mais rápidos, cometendo um erro caro na curva 17, onde queimou a travagem e confirmou a eliminação na Q2. Vai partir do 12.º lugar, atrás do Racing Bulls de Isack Hadjar e à frente de Gabriel Bortoleto (Sauber).