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Fórmula 1

F1. Max Verstappen rouba vitória à McLaren na primeira curva em Imola

18 mai, 2025 - 15:37 • João Pedro Quesado

Tetracampeão volta a ser o melhor em pista, beneficiando da própria coragem e de uma corrida sem falhas da Red Bull. Frente aos adeptos italianos, a Ferrari conseguiu recuperar da má qualificação, não ficando longe do pódio.

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Max Verstappen venceu este domingo o Grande Prémio de F1 da Emília-Romanha, no circuito de Imola, em Itália, roubando mais uma vitória que se esperava ser da McLaren. Lando Norris foi o segundo classificado, superando Oscar Piastri depois de uma azar na primeira troca de pneus, e de não os trocar na segunda neutralização da corrida.

O tetracampeão, da Red Bull, concretizou o assalto logo na primeira curva, numa altura em que parecia prestes a cair para o terceiro lugar (arrancou de segundo). Verstappen lançou o carro por fora na primeira curva com uma travagem tardia, colocando-se no interior da segunda parte da chicane de Tamburello — Piastri apenas teve tempo para reagir e desviar-se, evitando um toque.

Max Verstappen foi ainda bafejado pela sorte quando o Haas de Esteban Ocon avariou logo após Lando Norris trocar de pneus. O piloto neerlandês ficou assim livre para ir às boxes tranquilamente, durante o período de Safety Car Virtual — em que os pilotos são obrigados a reduzir a velocidade em 30% em toda a pista, o que reduz o custo de uma ida às boxes, e logo na pista onde essa ida consome mais tempo. Depois disso, com cerca de 20 segundos de vantagem para Norris, apenas precisou de gerir os pneus até ao fim.

O azar de Piastri na primeira troca de pneus, em que a roda dianteira direita demorou a sair, colocou o jovem australiano em desvantagem face ao colega de equipa Lando Norris, com a McLaren a decidir, desta vez, usar estratégias diferentes entre os dois pilotos — o britânico manteve-se sem trocar de pneus até à volta anterior à avaria de Ocon.

Oscar Piastri também seguiu uma estratégia diferente no Safety Car provocado pela avaria de Kimi Antonelli, não trocando de pneus. Isso tornou-o vulnerável a Norris no recomeço da corrida, a cerca de dez voltas da bandeira axadrezada, e a ultrapassagem não demorou muito.

A avaria do Haas de Ocon, sensivelmente a meio da corrida, baralhou o jogo para muitos pilotos — os que já tinham trocado de pneus e estavam em vantagem foram novamente às boxes, perdendo essa vantagem, porque o custo de permanecer com pneus já com 20 voltas de uso seria pior.

Esse foi o caso de Charles Leclerc, o primeiro de todos a parar. A decisão permitiu ao piloto monegasco da Ferrari abandonar o comboio de carros em que estava, tornar-se no mais rápido em pista e, assim, saltar à frente de Carlos Sainz (Williams) e Fernando Alonso (Aston Martin), passando ao quarto lugar líquido — que se teria concretizado sem haver Safety Car Virtual. Assim, foi forçado a parar de novo, parando no quinto lugar.

Esse quinto lugar transformou-se em quarto quando Leclerc não trocou de pneus durante o Safety Car causado por Antonelli — o jovem italiano da Mercedes teve um fim de semana apagado na pista mais perto de casa. A idade dos pneus duros de Leclerc, com mais de 20 voltas no recomeço da corrida, criou o maior ponto de entretenimento nessa fase, com o Ferrari a segurar o Williams até à última volta.

Num dos ataques de Albon, Leclerc ocupou toda a pista a que tinha direito, levando o Williams para a gravilha de Tamburello. Receosa de uma penalização de cinco segundos — as novas diretrizes de combate em pista continuam a fazer das suas —, a Ferrari pediu ao seu piloto para deixar Albon passar. Só que a luta já tinha permitido a Lewis Hamilton subir ao quarto lugar.

A Williams voltou a ser a melhor das restantes equipas — até melhor que a Mercedes, este domingo —, aliando um carro com uma boa janela de performance a boas opções de estratégia. Mesmo sem as neutralizações de corrida que a ajudaram, a equipa de Grove esteve sempre a caminho de pontuar bem com os dois carros, ao contrário da Aston Martin, que tropeçou nos vários momentos de decisão estratégica depois de uma boa qualificação.

Esta foi a última vez no futuro próximo que a Fórmula 1 correu no mítico circuito de Imola, que não tem lugar no calendário de 2026, nem contrato para voltar noutro ano. A corrida no quintal da Ferrari vai ser substituída por um Grande Prémio citadino em Madrid.

A próxima corrida é já no próximo fim de semana — o Grande Prémio do Mónaco.

Resultado do GP de Imola (provisório)

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Lando Norris (McLaren)
  3. Oscar Piastri (McLaren)
  4. Lewis Hamilton (Ferrari)
  5. Alexander Albon (Williams)
  6. Charles Leclerc (Ferrari)
  7. George Russell (Mercedes)
  8. Carlos Sainz (Williams)
  9. Isack Hadjar (Racing Bulls)
  10. Yuki Tsunoda (Red Bull)
  11. Fernando Alonso (Aston Martin)
  12. Nico Hulkenberg (Sauber)
  13. Pierre Gasly (Alpine)
  14. Liam Lawson (Racing Bulls)
  15. Lance Stroll (Aston Martin)
  16. Franco Colapinto (Alpine)
  17. Oliver Bearman (Haas)
  18. Gabriel Bortoleto (Sauber)
  19. [Não terminou] Kimi Antonelli (Mercedes)
  20. [Não terminou] Esteban Ocon (Haas)
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