31 mai, 2025 - 16:10 • João Pedro Quesado
Oscar Piastri foi o mais rápido na qualificação, este sábado, para o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1. O piloto da McLaren derrotou o colega Lando Norris por pouco mais de duas décimas de segundo, num dia em que os carros laranja papaia nunca pareceram ameaçados por nenhuma outra equipa.
Piastri manteve a superioridade em voltas rápidas que tem mostrado desde a primeira sessão de treinos em Barcelona, respondendo a Norris nos últimos momentos com um primeiro terço de volta muito forte. Apesar da margem reduzida sobre o colega de equipa, esta foi a 'pole position' de maior vantagem sobre o segundo classificado em 2025, um ano em que as margens entre carros nas sessões de qualificação têm sido, frequentemente, de meras centésimas de segundo.
Este sábado marca a primeira dobradinha da McLaren em qualificação na Espanha desde 1998. A nona qualificação do ano provou ainda que os novos limites à flexibilidade das asas dianteiras não prejudicaram a McLaren — podem, aliás, ter prejudicado a concorrência, particularmente a Red Bull e a Ferrari, que mostram carros mais nervosos durante as curvas rápidas.
Max Verstappen foi o terceiro classificado, a três décimas de Oscar Piastri, com um tempo de volta exatamente igual ao de George Russell (Mercedes) — 1m11s848 —, que ficou em quarto por concluir a volta depois do tetracampeão da Red Bull. Lewis Hamilton foi, atipicamente, o melhor Ferrari, colocando-se no quinto lugar da grelha de partida, com uma volta quase meio segundo mais lenta que o australiano da McLaren.
Fórmula 3
O português de 19 anos teve a melhor performance d(...)
Seguem-se, na grelha de partida, Kimi Antonelli (Mercedes) em sexto, Charles Leclerc (Ferrari) em sétimo — o que o piloto disse ser dar prioridade à estratégia de corrida —, Pierre Gasly (Alpine) em oitavo, Isack Hadjar (Racing Bulls) em nono e Fernando Alonso (Aston Martin) em décimo, sendo o piloto espanhol mais bem classificado.
A Williams, que tem sido a melhor equipa além das quatro principais — McLaren, Red Bull, Ferrari e Mercedes —, está a sentir, em Barcelona, as mesmas dificuldades que sentiu noutras temporadas, conseguindo apenas colocar Alexander Albon em 11.º e Carlos Sainz em 18.º.
Quem se destacou pela negativa foi Yuki Tsunoda, que continua sem conseguir levar o seu Red Bull para perto de Max Verstappen e foi o mais lento de todos, acabando eliminado na primeira parte da qualificação.
A corrida do Grande Prémio de Espanha começa às 14 horas (hora de Portugal continental) de domingo, e é antecedida pelas corridas principais da Fórmula 3, às 7h30, e da Fórmula 2, às 9h.