Ouvir
  • Bola Branca 18h14
  • 14 nov, 2025
A+ / A-

CNID e Sindicato lamentam agressões a jornalistas durante apresentação de Pinto da Costa

06 fev, 2024 - 19:30 • Redação

É o terceiro caso de intimidação a jornalistas em duas semanas, a nível nacional.

A+ / A-

A Associação de Jornalistas de Desporto e o Sindicato de Jornalistas (SJ) repudiaram, esta terça-feira, as agressões que ocorreram durante a apresentação da recandidatura de Pinto da Costa à presidência do FC Porto.

No Coliseu do Porto, durante o discurso de Pinto da Costa, que criticava a Comunicação Social, foram arremessados isqueiros às dezenas de jornalistas presentes no evento.

“Temos uma Comunicação Social que nos hostiliza”, disse o presidente dos dragões ao discursar sobre as dificuldades de ser portista.

“Enquanto eu sentir que as televisões lisboetas me querem ver daqui para fora eu piso bem os pés no chão e digo: Vamos em frente FC Porto", disse o presidente exaltando os ânimos do evento e levando os presentes a arremessar vários objetos para a zona de jornalistas.

Segundo a descrição do SJ, também há notícias de que foram atiradas garrafas de água aos jornalistas, que também lamentou a atitude do atual presidente dos azuis e brancos, afirmando que foi “desrespeituosa e inaceitável”.

A Associação de Jornalistas de Desporto apelou “a alguma contenção dos candidatos e dos seus apaniguados em relação aos Jornalistas”.

Este é o “terceiro caso de intimidação, a nível nacional, em duas semanas”, condenou o Sindicato de Jornalistas, acrescentando ainda que a agressão a jornalistas é um crime público e que “a ideia de que os jornalistas podem ser pressionados, intimidados e agredidos é uma erva daninha que tem de ser erradicada”.

O CNID pediu “bom senso e boa educação”, partindo do pressuposto que o incidente não aconteceu “por acaso”. Acrescentaram que “alguns presentes” foram colocados “demasiado perto da zona de jornalistas”, insistindo em melhores condições para que os profissionais da comunicação social possam trabalhar em segurança.

A Associação também solicitou “melhor atenção para a necessidade proteger os jornalistas”, que ficaram à mercê dos atos dos membros da plateia do Coliseu do Porto.

Recorde-se que a 23 de janeiro um jornalista do "zerozero" foi intimidadado por elementos da equipa téncica do Benfica durante a cobertura da final da Taça da Liga de futsal. Dois dias depois, uma equipa do Porto Canal, no decorrer de uma reportagem em São João da Madeira, também foi agredida.

Jorge Nuno Pinto da Costa é presidente do FC Porto há 42 anos e disputa agora aquele que poderá ser o seu último mandato com André Villas-Boas e com Nuno Lobo. Discursou para mais de 2000 pessoas no Coliseu do Porto.

Ouvir
  • Bola Branca 18h14
  • 14 nov, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+