08 mai, 2025 - 13:15 • João Filipe Cruz
A pouco mais de 48 horas do jogo que pode decidir o título em Portugal, o foco tende a estar virado para as armas que cada candidato tem para poder sagrar-se campeão. Quem vai marcar o golo decisivo, que defesa estará mais atenta ou que meio-campo tomará conta das rédeas do jogo?
São questões que relegam a outra equipa em jogo para terceiro plano. Neste caso, a terceira equipa tem um jogo, também decisivo, menos de 48 horas antes.
"Nós estamos a 48 horas de um jogo que pode decidir o campeonato e, neste momento, a cabeça do árbitro não está nesse jogo. O João [Pinheiro] tem, mais logo, um dos jogos mais importantes da sua carreira, a sua primeira meia-final europeia. Toda a sua atenção, todo o seu foco, toda a sua energia está no jogo de Stamford Bridge.", explica Jorge Sousa a Bola Branca.
Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui
Menos de 48 horas antes do Benfica-Sporting, João Pinheiro estará em Londres para a segunda mão da meia-final da Liga Conferência que opõe Chelsea a Djugarden. Para o antigo árbitro internacional, Jorge Sousa, "não é o cenário ideal".
"Não podemos esquecer uma coisa que qualquer atleta tem, que é o período de repouso e de preparação para o jogo seguinte. Não é só a questão do descanso, é também a questão da preparação. Estamos na alta competição, no futebol profissional, tudo é preparado ao detalhe e em jogos com distâncias tão curtas em termos temporais, não vai ajudar a que, sobretudo, o segundo jogo seja preparado da mesma maneira como o primeiro" assegura.
Arbitragem
Duas partidas decisivas para o mesmo árbitro, sem (...)
Nesta conversa com Bola Branca, Jorge Sousa lembra a exigência dos jogos internacionais e que o árbitro de Vila Nova de Famalicão ainda tem de fazer a viagem de Londres a Portugal na sexta-feira e deslocar-se para Lisboa para o dérbi, sendo do Norte.
Apesar da exigência dos dois jogos e do curto tempo de repouso, o antigo árbitro, com mais de duas dezenas de dérbis e clássicos no currículo e quase 30 jogos de competições europeias, não tem duvidas de que João Pinheiro vai conseguir ultrapassar as dificuldades.
"O João tem tido uma época extremamente exigente, como toda a gente tem percebido. Tem conseguido saltar de um jogo para o outro da melhor maneira possível. É uma pessoa que já está preparada a este nível, para este tipo de jogos, vai conseguir descansar, vai conseguir limpar, vai preparar, com o tempo que tem disponível, da melhor maneira possível, o jogo do próximo sábado e estar à altura, que é aquilo que todos nós esperamos", confessa.
Ainda assim, Jorge Sousa sublinha que é preciso pensar no futuro a curto prazo. O portuense de 49 anos espera ver mais árbitros com oportunidades para que se evitem cenários destes, mas tem esperança de que acontecerá.
"Acredito sinceramente que, no futuro próximo, vamos atravessar o cenário de ter um árbitro para tudo e dar lugar a oportunidades a outros. Nós temos uma arbitragem boa e, muitas vezes, está apenas à distância de oportunidades. Só isso. Há muitos árbitros que estão à espera da sua oportunidade, para mostrar que estão também disponíveis e preparados para este tipo de jogos", garante Jorge Sousa.