16 jun, 2025 - 15:30 • João Filipe Cruz
Verão, Supertaça, dérbi, Algarve. Uma combinação que não acontecia há mais de cinco anos. Desde 2020 que o troféu que abre a nova época era recebido em Aveiro e o regresso é festejado pelos algarvios.
"Vemos isto com muito agrado. É de louvar que a Federação leve a Supertaça para o Algarve, porque sabe que todos nós vivemos isto, vivemos o futebol", adianta a Bola Branca Albertino Galvão, presidente da Associação de Futebol do Algarve.
Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui
Outra novidade é o dia do jogo. Tradicionalmente reservado para o fim semana, a Supertaça acontece, nesta edição, a uma quinta-feira. Um dado novo que, para o dirigente, não tem qualquer problema.
"Para quem gosta de futebol, não há qualquer problema ser na quinta, na sexta, no sábado ou no domingo. O estádio vai, de certeza, estar cheio. Muitos portugueses estão, por esta altura, de férias no Algarve", assegura Albertino Galvão.
E mesmo que o dia fosse impedimento, "os algarvios enchiam o estádio na mesma". Para o presidente da AF Algarve, "os adeptos vão gostar de, depois de um dia de praia, ver o dérbi".
Leões e águias vão discutir o primeiro troféu da t(...)
O regresso do troféu ao Estádio Algarve acontece no ano em que a região deixa de estar representada na Primeira Liga. A descida do Farense entrega uma segunda equipa do Sul ao segundo escalão. Apesar disso, o presidente da AF Algarve acredita que Farense ou Portimonense, ou até os dois, vão voltar já em 2026.
"Acredito que na próxima época vamos ter clubes a subir à Primeira Liga. Se olharmos para a média de espectadores, o Farense estava na sétima posição. Significa que no Algarve vivemos o futebol", explica Albertino Galvão a Bola Branca.