FC Porto torna Diogo Jota sócio a título póstumo. Marcelo e craques no velório
04 jul, 2025 - 16:34 • Ricardo Vieira e Pedro Mesquita
Velório de Diogo Jota e do irmão André Silva começou esta sexta-feira, em Gondomar.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, o presidente do Comité Olímpico, Fernando Gomes, o presidente do FC Porto, André-Villas, vários jogadores internacionais e centenas de populares marcaram presença no velório de Diogo Jota e de André Silva, que decorre esta sexta-feira, em Gondomar.
Marcelo Rebelo de Sousa esteve com a família dos jogadores na capela da Ressurreição e não prestou declarações aos jornalistas.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
Além de centenas de populares, na despedida de Diogo Jota e André Silva também estiveram os jogadores Bernardo Silva, Diogo Dalot, João Moutinho, José Fonte, Fabinho ou Thiago Alcântara.
Villas-Boas entregou à família de Diogo Jota e do irmão André Silva os cartões de sócios do FC Porto, num gesto simbólico de homenagem aos dois jogadores que morreram num acidente de viação em Espanha.
"Herói silencioso”
Em declarações aos jornalistas, Villas-Boas conta que decidiu tornar Diogo Jota sócio do FC Porto para entregar o cartão à família enlutada.
“Nós fizemos a intenção de deixar aqui os dois cartões de sócio. Permitindo o abuso enquanto presidente da direção, o Diogo não era sócio, mas tornou-se sócio hoje. Espero que todos os sócios do FC Porto entendam este movimento. No caso do André Silva, recuperamos as suas quotas e entregamos o cartão à família”, referiu o líder máximo dos dragões.
André Villas-Boas recorda Diogo Jota como “um herói silencioso” e um “parceiro do FC Porto”, uma pessoa que todos apreciávamos pelo que representava dentro e fora de campo. Era um parceiro do FC Porto.
"O Diogo era um ícone"
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, considera que este é um "momento muito triste para o futebol português", mas mostra também "a força do futebol e a força do próprio Diogo e toda a sua família".
"É este o momento em que toda a comunidade do futebol de se junta, o Diogo era um figura muito acima da portugalidade, e o que temos sentido é esta força", declarou Pedro Proença.
O presidente da FPF pede respeito pelos irmãos Diogo Jota e André Silva, e pela família num "momento de muito dor".
"O futebol está verdadeiramente de luto, o Diogo era um ícone do talento que o futebol português representa e a sua capacidade de gerar união à volta de uma pessoa”, salientou.
Centenas de pessoas marcam presença na despedida aos dois irmãos. A fila para o velório de Diogo Jota e André Silva encerra pelas 19h30.
- Bola Branca 18h14
- 11 jun, 2026










