Ouvir
  • Bola Branca 18h14
  • 14 jul, 2025
A+ / A-

Natação

Diogo Ribeiro é o primeiro e o segundo português qualificado para Paris 2024

31 mar, 2023 - 11:53

Nadador de 18 anos duplica bilhete para os Jogos Olímpicos com os mínimos nos 100 metros livres, com recorde nacional.

A+ / A-

O nadador português Diogo Ribeiro garantiu, esta sexta-feira, a sua segunda qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Depois do apuramento nos 50 metros livres, com recorde nacional e melhor marca mundial do ano, o atleta, de 18 anos, também garantiu os mínimos nos 100 metros livres, durante o Open de Portugal. Também nesta distância estabeleceu novo recorde nacional: 48,01 segundos.

Diogo Ribeiro é, assim, o primeiro e o segundo português a carimbar o passaporte para Paris 2024. Mais um feito para um nadador que, em 2022, já chamara à atenção com a tripla medalha de ouro nos Mundiais de juniores, nos 50 metros mariposa, 50 livres e 100 mariposa.

Em entrevista à Renascença, na quinta-feira, após a primeira qualificação para Paris, o presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, afirmou que Diogo Ribeiro tem a "característica dos campeões" e vai ser "um dos melhores atletas que já representaram Portugal".

"O horizonte dele só acaba no Olimpo, que é ser o primeiro dos primeiros. Não tenho dúvidas. Ele tem a característica dos campeões, que é nunca estar satisfeito com o que alcançou e não tem medo de assumir esse objetivo. (...) Ele poderá ser uma referência na natação portuguesa e um dos melhores desportistas que já representaram o país", destacou.

Ainda antes dos Jogos Olímpicos, Diogo Ribeiro terá oportunidade de mostrar resultados nos Mundiais, em julho, em Fukuoka, no Japão.

Ouvir
  • Bola Branca 18h14
  • 14 jul, 2025
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Cristina Almeida
    31 mar, 2023 Coimbra 11:16
    Um orgulho para Portugal e para o Benfica!

Destaques V+