02 fev, 2025 - 09:04 • Diogo Camilo
A notícia caiu como que uma bomba pela madrugada dentro. Numa das maiores trocas na história da NBA, os Dallas Mavericks vão trocar a sua estrela, Luka Doncic, pelo poste dos LA Lakers, Anthony Davis, segundo avança a ESPN.
Depois de uma ida às Finais da NBA no ano passado, a época do esloveno tem sido marcada por lesões e os Mavericks decidiram romper a corda e oferecer Luka à equipa de Los Angeles, que acredita que o jovem de 25 anos pode ser “a estrela durante a próxima década”, enquanto Dallas pretende “ganhar no presente”.
Segundo Shams Sharania, jornalista da ESPN, o negócio foi-se desenvolvendo “nas sombras” e nem LeBron James nem os intervenientes sabiam que estava a ser preparado.
“Anthony Davis não sabia que isto estava a acontecer, dizem-me que Luka Doncic ainda está atordoado com esta troca”, revela.
A troca inteira envolve a ida de Anthony Davis e Max Christie, além de uma escolha de primeira ronda do draft e 2029 a caminho de Dallas, enquanto os Lakers recebem Luka Doncic, Maxi Kleber e Markieff Morris.
Nesta troca, e para balançar as contas das duas equipas, estão também os Utah Jazz, que recebem Jalen Hood-Schifino e duas escolhas de segunda ronda do draft.
Comparando com termos futebolísticos, e para imaginar a magnitude do negócio, trocar Luka Doncic por Anthony Davis seria um cenário semelhante ao Real Madrid trocar Kylian Mbappé, de 26 anos e dos melhores jogadores do mundo, com várias conquistas e muito talento, com o Bayern de Munique por Harry Kane, também ele dos melhores jogadores do mundo, mas com 31 anos.
Luka Doncic chegou à NBA em 2018, vindo do Real Madrid, por quem já tinha vencido a Euroliga. Em sete épocas foi All-Star por cinco vezes e escolhido por cinco vezes para o Melhor Cinco da NBA. Venceu ainda o EuroBasket, pela Eslovénia em 2017.
Anthony Davis, com 31 anos, já venceu um campeonato e uma taça pelos Lakers, em 2020 e 2023, respetivamente. Já foi All-Star por 10 vezes, incluíndo esta época, e escolhido por quatro vezes para o Melhor Cinco da NBA.