06 jun, 2024 - 12:00 • Inês Braga Sampaio
O clube que queira contratar Francisco Conceição ao FC Porto antes ou durante o Euro 2024 terá 33% de desconto. Segundo avança o jornal "Record", a cláusula de rescisão do extremo é de 30 milhões de euros até 15 de julho, o dia seguinte à final, e sobe para 45 milhões logo depois.
Um grande Europeu do internacional português, de 21 anos, pode, assim, levar o FC Porto a perder dinheiro, face ao potencial encaixe máximo. Mais ainda considerando que, ainda de acordo com a mesma publicação, o próprio jogador tem direito a 20% de uma futura transferência, independentemente do "timing". Ou seja, o clube pode perder um total de 21 milhões de euros se vender Francisco Conceição até ao dia 15 de julho. Fora eventuais comissões de agentes e por intermediação.
Se Francisco Conceição for vendido durante o Euro 2024, por 30 milhões de euros, o FC Porto terá direito, no máximo, a 24 milhões de euros. A partir do dia 16 de julho, esse valor sobe para 36 milhões.
Seleção nacional
Em declarações a Bola Branca, Tulipa, o primeiro t(...)
O clube portista já perdeu dinheiro na gestão do processo de Francisco, dado que o vendeu por cinco milhões ao Ajax em 2022/23 para, somente um ano depois, recuperá-lo por mais do dobro: 10,50 milhões.
No caso de vender avançado durante o Europeu, as perdas ascendem a um total de 26,5 milhões de euros. E se, em 2022, Francisco Conceição era apenas uma promessa, agora é um titular indiscutível.
O extremo regressou ao Dragão, esta época, e conquistou um lugar no onze do pai e treinador. Em 43 jogos, marcou oito golos e fez seis assistências. A SAD do FC Porto também quererá perceber qual será o impacto da controversa saída de Sérgio Conceição no filho.
Francisco Conceição integra a convocatória de 26 jogadores da seleção nacional para a fase final do Euro 2024, que se realiza na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho. Portugal integra o Grupo F, juntamente com República Checa (a 18 de junho), Turquia (22) e Geórgia (26).