05 mai, 2025 - 20:09 • Inês Braga Sampaio
A Câmara Municipal (CM) de Lisboa não precisa de saber quem será o campeão nacional para começar já a preparar o Marquês de Pombal.
Sporting ou Benfica - um deles levantará o troféu do campeonato e isso pode acontecer já no sábado, no dérbi da Luz, dependendo do resultado. Os dois rivais de Lisboa estão empatados na liderança, com 78 pontos, e os leões serão campeões se vencerem, ao passo que as águias festejarão se triunfarem por, pelo menos, uma diferença de dois golos.
Já segue a Bola Branca no WhatsApp? É só clicar aqui
Por isso, a CM Lisboa já trabalha para preparar a zona do Marquês de Pombal para a enchente dos festejos do título, seja ela em tons de verde ou vermelho. Esta segunda-feira à tarde, a CMTV mostrou que a autarquia mandou erguer uma estrutura metálica em torno do pedestal sobre o qual repousa a estátua do marquês, um trabalho em curso. Também está a ser montada uma barreira em torno da praça.
Segundo o jornal "Record", o plano da Câmara para a zona circundante ao estádio muda ligeiramente consoante o campeão, devido ao facto de o possível jogo do título se realizar na Luz. No Marquês, contudo, é mais simples: a estrutura será a mesma, alterando-se apenas a cor das luzes sobre a estátua. Também pode desenhar-se percursos distintos para cada comitiva, ainda que sempre com segurança apertada.
O primeiro fator de desempate do campeonato é o confronto direto. Na primeira volta, o Sporting venceu o Benfica por 1-0, em Alvalade. Por isso, como referido, a equipa de Rui Borges será campeã se voltar a vencer na Luz, enquanto a de Bruno Lage festejará se vencer por dois ou mais golos. Em caso de empate, a decisão será adiada, embora o Sporting fique um pouco mais confortável, por ter vantagem no confronto direto.