Siga-nos no Whatsapp

O novo carro do povo? Volkswagen aposta forte no ID. EVERY1 "made in" Portugal

20 mar, 2025 - 23:25 • José Carlos Silva

O ID. EVERY1, que será fabricado na Autoeuropa, é o automóvel elétrico de entrada da marca, responsável por sucessos de vendas como VW Carocha ou o Golf que continuam a arrebatar uma legião de fãs.

A+ / A-

O futuro da fábrica da Volkswagen, em Palmela, está assegurado por mais alguns anos. O novo modelo “caçula” da marca de Wolfsburgo permite aos trabalhadores da fábrica portuguesa respirar de alívio.

O ID. EVERY1 - “ID para todos”, numa tradução literal - será o primeiro carro totalmente eletrificado a sair da Autoeuropa, sendo que a fábrica da Stellantis, em Mangualde, foi a pioneira.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

É o automóvel elétrico de entrada da marca, responsável por sucessos de vendas como VW Carocha ou o Golf que continuam a arrebatar uma legião de fãs.

A questão é se estará à altura da concorrência, atual e futura, uma vez que só começará a ser produzido em 2027.

A marca salienta os pormenores que destacam e nalguns casos diferenciam este modelo dos restantes que já estão no mercado.

Vai apresentar um preço “canhão” de 20 mil euros, e será produzido a pensar no mercado europeu. Terá um design desportivo e um interior funcional.

E será tão agradável para clientes particulares como para empresariais. E neste ponto é bom lembrar, que as frotas representam atualmente cerca de 50% das vendas automóveis em Portugal, 30% das vendas são para os veículos de aluguer, e só 20% para clientes particulares.

Moderno, promete a Volkswagen, o ID. EVERY1 tem características digitais, e vai estar sempre atualizado, com upgrades contínuos ao longo da vida útil deste modelo. Tal será possível com a instalação de origem no carro, de um software potente, que permitirá novas funções com o decorrer do tempo.

O carro “made in” Portugal é o mais acessível de dois modelos que fazem parte da nova gama Electric Urban Car Family, juntamente com o ID. 2 all, que chega já no ano que vem, que é ligeiramente mais caro que o ID. EVERY1 e que não se prevê seja produzido em Palmela.

O que se sabe é que, além do preço muito convidativo, o ID. EVERY1, terá tração dianteira, irá suceder em imagem e dimensões ao VW UP que foi produzido até há dois anos.

Terá um comprimento de 3,880 metros, e será mais pequeno que o Polo. É um citadino com quatro lugares, amplo e versátil segundo a Autoeuropa, de quatro portas, impulsionado por um motor elétrico de nova geração com 70 KW, ou seja, 95 cavalos.

A autonomia é apreciável, sobretudo na relação com o preço, com a possibilidade de percorrer 250 quilómetros com apenas uma carga.

A velocidade máxima são 130 Km/h, o que parecendo algo “anémico”, corresponde na perfeição aos limites de velocidade praticados na Europa, nuns casos de 120 ou noutros de 130 Km/h em autoestrada.

A bagageira tem uma capacidade de 305 litros.

A Volkswagen quer ser, defende Thomas Schafer, CEO da marca alemã, o principal fabricante de volume a nível mundial em termos de tecnologia até 2030.

E se pelo preço fica bem colocado, tendo em conta que é bastante atraente comparando com a concorrência atual, é preciso considerar que outras marcas já apostam no mesmo mercado, onde este ID.EVERY1 só vai entrar em 2027.

É o caso do Citroen C3, considerado Carro do Ano 2025, ou o Fiat Grand Panda. Ou até o Dongfeng Box que veio da China.

[notícia atualizada]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+