04 set, 2025 - 17:01 • Lara Castro , Rodrigo Machado
O Elevador da Glória, ponto turístico da cidade de Lisboa, descarrilou esta quarta-feira, perto da Praça dos Restauradores. O acidente causou 16 mortos e mais de 20 feridos, dos quais seis permanecem em estado grave e três estão a evoluir favoravelmente.
No total, entre as vítimas contabilizam-se passageiros de pelo menos 10 nacionalidades.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
Segundo os relatos ouvidos pela Renascença e por agências, o elevador que subia a partir dos Restauradores percorreu alguns metros e descaiu subitamente, até ao ponto de partida. Logo de seguida, o elevador que descia de S. Pedro de Alcântara foi avistado a descer a Calçada da Glória, a grande velocidade, acabando por descarrilar depois de uma curva, quase no final do percurso, embatendo na fachada de um prédio.
Testemunhas afirmam que aquela curva pode ter evitado uma tragédia maior, por ter feito descarrilhar o veículo e impedido um embate na carruagem de baixo, que estava cheia e com várias pessoas em pé.
Recapitulamos o que ficamos a saber nas primeiras 24 horas desde que se deu o acidente.
“Fomos alertados às 18h08 para um descarrilamento do elevador da Glória, em três minutos chegamos ao local”, disse aos jornalistas um responsável da Proteção Civil.
Desastre de quarta-feira, no coração de Lisboa, pr(...)
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou esta (...)
Estão "em curso os procedimentos para identificaçã(...)