Siga-nos no Whatsapp

Sondagem das Sondagens

Menos indecisos, com PS e Chega a caírem. Nova sondagem mostra AD na frente

28 mar, 2025 - 07:46 • Diogo Camilo

Inquérito da Intercampus surge depois da queda do Governo e revela apenas cerca de 14% de indecisos - muito menos do que os quase 40% que estavam na última sondagem do ICS e ISCTE. Iniciativa Liberal continua a crescer na Sondagem das Sondagens e já tem mais intenções de voto que Livre, Bloco e PCP juntos, enquanto PS e principalmente Chega sofrem quedas.

A+ / A-

A segunda sondagem após a queda do Governo mostra muito menos indecisos do que a primeira, mas confirma uma tendência: com novas eleições à vista, a coligação de PSD e CDS manteve as intenções de voto na Sondagem das Sondagens da Renascença, enquanto o PS e o Chega estão em queda e a Iniciativa Liberal sobe.

No inquérito da Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV, Now e Jornal de Negócios, a AD surge novamente na frente, com 26,5% das intenções de voto, enquanto o PS cai ligeiramente: tem agora 23,1%. No entanto, as duas forças políticas mantêm-se em empate técnico por estarem na margem de erro de quatro pontos percentuais.

Na semana a seguir à queda do Governo, e contrariamente ao que outra sondagem mostrou, a percentagem de indecisos não é tão alta como se antecipou: o estudo de opinião revela 13,9% de indecisos, em linha com outras sondagens anteriores à do ICS e ISCTE para SIC e Expresso, que na semana anterior apontou para os quase 40% de indecisos.

Entre outros partidos, o Chega volta a cair nas intenções de voto, registou 12,3% e está mais perto da Iniciativa Liberal do que de AD e PS: os liberais foram quem mais subiu e têm 9,2% nesta sondagem.

O Livre também sobe em relação à sondagem anterior da Intercampus e regista 4%, mesmo entre indecisos. O Bloco de Esquerda e o PAN têm 2,7% das intenções de voto, enquanto a CDU regista 1,8%.

O trabalho de campo da sondagem, que teve 605 inquiridos, foi realizado após a queda de Governo e após também a última sondagem do ICS e ISCTE, entre 20 e 26 de março.

PS e Chega também caem na Sondagem das Sondagens

Na atualização da Sondagem das Sondagens da Renascença, a AD mantêm-se igual, com 30,9% das intenções de voto dos portugueses, mas vê os dois partidos da oposição ficarem mais afastados.

O PS tem agora 28,1% no agregador da Renascença e desce quatro décimas em relação à semana passada, enquanto o Chega sofre o maior trambolhão: cai seis décimas e tem agora 16,1%.

A Iniciativa Liberal foi dos partidos que mais cresceu na Sondagem das Sondagens e tem agora 8,4% - o melhor resultado no agregador desde a altura das eleições europeias do ano passado, quando conseguiram 9%.

A subida dos liberais é tão grande que o partido de Rui Rocha já tem mais que a soma de Bloco de Esquerda, CDU e Livre. O partido de Rui Tavares tem 3,3%, subindo oito décimas em relação à última sondagem, enquanto BE tem 2,8% (subiu duas décimas) e CDU 2,3%, tendo caído duas décimas.

A sondagem provocou também um ressurgimento do PAN, que tinha tido apenas 0,3% na sondagem do ICS e ISCTE. O partido cresceu para os 1,6%.

Como se faz a Sondagem das Sondagens?
Como se faz a Sondagem das Sondagens?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JM
    29 mar, 2025 Seixal 11:12
    Começou a vigarice das sondagens para endrominar o zé povinho a votar nos corruptos...
  • manuel
    28 mar, 2025 lavares 21:58
    ao ler esta noticia.....Manuel Falcão Um caixote de lixo cheio de votos A principal razão pela qual a Lei Eleitoral não é revista é que assim os maiores partidos garantem a continuidade do seu monopólio de poder. cada vez tenho a certeza que temos uma "democracia pôdre".
  • ze
    28 mar, 2025 aldeia 18:32
    estas "sondangens" devem servir para promover tudo menos a corrupção e a falta de transparência e escrutinio na politica e nos politicos que ocupam lugares na governação.........
  • zeto
    28 mar, 2025 miados 08:49
    O povinho pelos vistos gostae vota é nos "artistas" ainda era capaz de ganhar o socas para presidente!.......

Destaques V+