Só fica a touca. Australianos celebram solstício de inverno com banho nudista

Em Hobart, na ilha da Tasmânia, já é tradição despir (quase) tudo para dar um mergulho gelado no início da estação mais fria do ano. Evento na Austrália já vai na sua 10.ª edição.

22 jun, 2023 - 09:30 • Pedro Valente Lima



Foto: Rob Blakers/EPA
Foto: Rob Blakers/EPA

Esta quarta-feira começou o verão, mas só para o hemisfério norte. No hemisfério sul, os australianos deram as boas vindas ao inverno despidos de qualquer vergonha.

Na cidade de Hobart, na ilha da Tasmânia, duas mil pessoas foram a um banho nudista para assinalar o solstício de inverno. De acordo com a ABC News Australia, os participantes mergulharam nas "águas geladas" do rio Derwent, em Long Beach, sob uma temperatura "aconchegante" de 3ºC.


Foto: Rob Blakers/EPA
Foto: Rob Blakers/EPA
Foto: Rob Blakers/EPA
Foto: Rob Blakers/EPA


Por volta das 7h40 locais, os participantes juntaram-se no local, munidos apenas com uma touca e uma toalha ou robe. A organização deu o tiro de partida e rapidamente o pouco que tapava os australianos aterrava no areal de Long Beach.

"Há uma sensação de união, porque estamos todos num estado vulnerável", relatou Alana à ABC News Australia, naquela que foi a sua primeira vez neste banho nudista.


Foto: Ethan James/EPA
Foto: Ethan James/EPA

"No ano passado, vim sem conhecer ninguém, sem esperar conhecer ninguém", diz Dave Abary, que viajou mais de 2.500 quilómetros desde a cidade de Brisbane. "Pouco antes do mergulho, conheci um par de pessoas e tornámo-nos amigos. Então decidimos regressar."

Esta já é a 10.ª vez que Hobart recebe o evento, que já remonta desde 2013. Nesse ano, a primeira edição esteve ameaçada, com a Polícia da Tasmânia a opor-se ao que considerava ser atentado ao pudor, ameaçando deter as 200 pessoas que se haviam registado para participar.

Hoje em dia, é já um evento totalmente legalizado e que conta com uma elevada afluência, barrada pelo limite de 2.000 inscrições.


Foto: Rob Blakers/EPA
Foto: Rob Blakers/EPA
 Foto: Ethan James/EPA
Foto: Ethan James/EPA


O banho nudista marca também o final do festival cultural Dark Mofo. O evento assinala, precisamente, o início da estação mais fria do ano com música, rituais de origens diversas, exposições e instalações artísticas e até um "banquete de inverno".


Artigos Relacionados