Paulo Portas "encantado" com Heloísa Apolónia
25 ago, 2015 • João Carlos Malta
O nº 2 da coligação PSD/CDS reagiu assim à troca do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, pela representante d'Os Verdes, Heloísa Apolónia, no debate televisivo.
O vice-primeiro ministro e líder do CDS, Paulo Portas, disse esta segunda-feira estar "encaaaantaaaado" por debater com Heloísa Apolónia, dos Verdes.
A CDU
trocou o representante no debate televisivo com a PAF (Portugal à Frente), que junta os partidos do actual Governo CDS e PSD, depois de saber que Passos Coelho não estaria presente e que se faria representar por Paulo Portas.
Portas respondia assim às questões dos jornalistas à margem de uma visita ao Alqueva, no Alentejo, sobre a troca da CDU para o debate de dia 22 de Setembro. Jerónimo deu lugar a Apolónia. "Encaaaaaantaaaado, lá estarei", disse, entre largos sorrisos, o líder centrista.
"Em democracia não se despreza ninguém", disse. Parecia ser tudo, Portas já se encaminhava para abandonar o local, quando decidiu voltar atrás. O motivo? Lançar um ataque ao adversário desta noite. Com história.
"Em nenhum país comunista havia debates destes. Ou lhes cortavam a cabeça ou os prendiam", rematou Portas.
Em comunicado divulgado na segunda-feira, a CDU diz também que a "sua participação no frente a frente com a coligação PSD/CDS (em que participará o líder do segundo partido da coligação [Paulo Portas]) será assegurada por Heloísa Apolónia em representação do PEV", o segundo partido da Coligação Democrática Unitária.
[Notícia corrigida às 18h13. Por lapso, escrevemos que o debate era esta noite]