Antonis Samaras. “Não vamos deixar que ninguém transforme a Grécia na Zâmbia”

27 jun, 2015

O líder da Nova Democracia, Antonis Samaras, defendeu no Parlamento que uma saída o euro é equivalente a “cometer suicídio”, e acusou o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, de representar o “lobby do dracma”.

Antonis Samaras. “Não vamos deixar que ninguém transforme a Grécia na Zâmbia”
EPA/JULIEN WARNAND

O líder da Nova Democracia, Antonis Samaras, acabou de fazer um discurso muito crítico no Parlamento grego sobre a actuação do Governo liderado pelo Syriza nas conversações com os credores. “Não vamos deixar que ninguém transforme a Grécia na Zâmbia”, disse o ex-primeiro ministro no fim de uma intervenção inflamada este sábado em Atenas.

Samaras deu voz ao pânico que se apodera da Grécia ao afirmar que “todos temos medo do que vai acontecer amanhã”.

O líder da Nova Democracia disse ainda que o melhor espelho do que se está a passar foi a corrida às caixas de multibanco que este sábado se assistiu na Grécia.

A Nova Democracia opõe-se a um referendo, acrescentou Samaras, mas se ele acontecer fará campanha pelo "sim" para  preservar o lugar da Grécia no euro.

Samaras defendeu no Parlamento que uma saída o euro é equivalente a “cometer suicídio”, e acusou Tsipras de representar o “lobby do dracma”.

Dirigindo-se ao primeiro-ministro grego, o líder da Nova Democracia atirou: " Não está a dizer ao povo grego o que é que o não quer dizer. Não significa a bancarrota e a saída do euro”.