05 nov, 2013
A Nunciatura Apostólica em Damasco, na Síria, foi atingida por um morteiro, mas não há feridos a lamentar.
A notícia é avançada pela Agência Reuters e já confirmada pelo Vaticano.
Não se sabe se o morteiro foi intencionalmente dirigido à Nunciatura que está situada numa zona onde estão várias embaixadas e casas de elementos do Governo e da segurança do país.
“Há danos matérias mas ninguém ficou ferido. O morteiro atingiu uma zona da Nunciatura que não está a ser usada”, esclareceu o padre Ciro Benedettini, do gabinete de imprensa da Santa Sé.
O morteiro destruiu parte do telhado e partiu alguns vidros. “O embate foi muito forte e barulhento, Ficámos dentro do edifício, com muito receio”, descreveu o assessor da Nunciatura, Monsenhor Giorgio Chazza.
Apesar do incidente, a Nunciatura continuam em funcionamento. Desde Julho, que já foi atingida entre oito a dez vezes com morteiros.
A oposição ao regime do presidente Bahsar al-Assad usa com frequência morteiros para atingir alvos governamentais na cidade de Damasco.
Ao longo dos mais de dois anos e meio de guerra civil na Síria, as forças islamitas na oposição ao regime têm ganho maior expressão e, paralelamente, tem aumentado o número de ataques contra cristãos, mas não é certo que neste caso tenha sido um ataque motivado por intolerância religiosa.