Francisco pede perdão pelos crimes de pedofilia praticados por alguns padres
11 abr, 2014 • Ângela Roque
Papa deixa muito claro que a Igreja será firme na sanção destes actos. "Creio que devemos ser muito duros. Com as crianças não se brinca."
O Papa Francisco pediu perdão pelos crimes de pedofilia praticados por alguns padres, mas garantiu que a Igreja continuará a sancionar os responsáveis. A declaração foi feita, esta sexta-feira, durante uma audiência ao Secretariado Internacional Católico para a Infância.
Francisco disse que se sentiu impelido "a pedir perdão por todo o mal que alguns sacerdotes, bastantes - bastantes em número, não em comparação com a totalidade -, por todo mal que fizeram ao abusarem de crianças”, cita a Rádio Vaticano.
“A Igreja está consciente deste mal que causaram. É um mal pessoal e moral de homens da Igreja. E não vamos dar um passo atrás no que diz respeito ao tratamento deste problema e às sanções que devem ser aplicadas”.
"Pelo contrário, creio que devemos ser muito duros! Com as crianças não se brinca”, sublinhou.
Nesta audiência, concedida ao Secretariado Internacional para a Infância e a um Movimento italiano de Defesa da Vida, o Papa também
apelou à defesa da vida humana, que considerou “sagrada e inviolável”, reafirmando o direito das crianças a crescer numa família, com um pai e uma mãe, num ambiente que favoreça o seu “crescimento e maturidade afectiva”.
Também voltou a alertar para os perigos do divórcio que existe na sociedade contemporânea entre economia e moral.