Papa pede a paz no Congo
05 dez, 2012
Na audiência-geral desta quarta-feira Bento XVI convidou os católicos de todo o mundo a prepararem a festa de Natal “com confiança em Deus”, apesar das dificuldades.
Bento XVI apelou hoje ao diálogo e à reconciliação na República Democrática do Congo.
O Papa pediu à comunidade internacional que não ignore a grave crise humanitária que o arrastar do conflito armado na região está a causar: “Continuam a chegar notícias preocupantes sobre a grave crise humanitária no leste da República Democrática do Congo. Grande parte de população não tem meios de subsistência, e milhares de habitantes foram obrigados a abandonar as próprias casas, para procurar refúgio noutro local.”
“Renovo o apelo ao diálogo e à reconciliação e peço à comunidade internacional que multiplique esforços para responder às necessidades da população”, afirmou Bento XVI.
O apelo do Papa surge, assim, na véspera das autoridades do Congo se reunirem com os rebeldes. O encontro vai decorrer na capital do Uganda.
Segundo a Cáritas Internacional este conflito, que se arrasta há meses, já causou mais de 140 mil refugiados.
Na catequese que proferiu na audiência-geral desta quarta-feira, no Vaticano, Bento XVI convidou os católicos de todo o mundo a prepararem a festa de Natal “com confiança em Deus”, apesar das dificuldades.