Lisbon & Estoril Film Festival

Palestiniano Elia Suleiman está no Nimas para quem o quiser ouvir

09 nov, 2013 • Catarina Santos

Realizador vai conversar com o público sobre a sua obra, que tem como cenário as memórias de uma infância passada em Nazaré. A entrada é livre.

Palestiniano Elia Suleiman está no Nimas para quem o quiser ouvir

Foi um acrescento de última hora ao programa do Lisbon & Estoril Film Festival. O realizador palestiniano Elia Suleiman está este domingo no Espaço Nimas, em Lisboa, pelas 18h, para falar da sua carreira e dos seus projectos.

Suleiman tinha já marcado presença no festival em 2010 e na altura teve direito a uma retrospectiva da sua obra. Regressa agora para uma conversa com o público, com entrada gratuita, para a sessão "Elia Suleiman - Work in Progress".

O cineasta nasceu em Nazaré, em 1960, e é essa geografia que serve de cenário à maioria dos seus filmes, entre os quais se destacam "A Intervenção Divina"(2002) - uma comédia trágica sobre a vida na Faixa de Gaza - e "O Tempo Que Resta" (2009) - que retrata o nascimento do Estado de Israel, desde a fundação, em 1948, até aos nossos dias.

Foi, de resto, durante a rodagem de "A Intervenção Divina", seleccionado para a Competição Oficial do Festival de Cinema de Cannes de 2002, que Suleiman conheceu a sua mulher, a cantora Yasmine Hamdan. Não será coincidência que andem os dois por cá e que ela dê um concerto também no âmbito do Lisbon & Estoril Film Festival, dia 11, no CCB.

O festival organizado por Paulo Branco começou esta sexta-feira e decorre até dia 18, entre o Casino e o Centro de Congressos, no Estoril, e os cinemas Ninas e Monumental, em Lisboa.