"Splendor et Gloria"
"Jóias da coroa" da arte sacra portuguesa juntas em Lisboa
25 set, 2014 • Maria João Costa
As custódias da Bemposta e da Sé Patriarcal, os resplendores do Santo Cristo dos Milagres e do Senhor dos Passos e o medalhão das três ordens militares da coroa portuguesa estão juntas no Museu Nacional de Arte Antiga.
Cinco jóias do património religioso português do século XVIII podem ser vistas, a partir desta quinta-feira, no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.
A exposição "Splendor et Gloria" é uma oportunidade única de apreciar obras que nunca antes foram expostas em conjunto.
Na pequena sala quadrada do tecto pintado do MNAA, o brilho das cinco jóias da ourivesaria portuguesa setecentista ilumina as paredes pretas da exposição
"Splendor et Gloria" coloca, pela primeira vez, lado a lado as custódias da Bemposta e da Sé Patriarcal de Lisboa, os resplendores do Senhor Jesus dos Passos e do Senhor do Santo Cristo dos Milagres dos Açores e o medalhão das três ordens militares da coroa portuguesa.
"'Esplendor' é a palavra que se aplica a estas cinco jóias. Elas são do melhor que se produziu em Portugal, qualquer uma delas. Por isso, só o conjunto das cinco é que se podia aproximar, não há nada que se aproxime. Todas elas são únicas, extraordinárias”, explica Anísio Franco, um dos comissários da exposição.
A mostra pode ser visitada até 4 de Janeiro.