21 mar, 2014 • Liliana Carona
Os índices de natalidade em Portugal têm vindo a decrescer, mas, em contraciclo com o resto do país, no distrito de Guarda nasceram 27 bebés no prazo de uma semana. A maternidade teve lotação esgotada.
A directora da maternidade da Guarda, Cremilda Sousa, médica há 30 anos, não se lembra de ver tantos nascimentos juntos. “Temos, às vezes, avalanches de seis, cinco, mas 27 numa semana, não. Tivemos de pedir camas aos outros serviços, camas extras nas enfermarias, esgotámos as pulseiras electrónicas que temos.”
“Nunca pensámos ter tantos bebés assim, mas tudo se arranjou”, assegurou a directora da maternidade, que considera que este “baby boom” no Hospital da Guarda “tem a ver com a época de férias dos respectivos pais”.
“Parecendo que não, também houve mudança de uma lua e, por isso, também poderá ter acontecido”, acrescenta.
A bebé Daniela é a filha de Andreia Figueiredo, 25 anos. Natural de Trancoso, mas a viver no Algarve, fez questão que a filha nascesse no seu distrito. “Decidimos vir 15 dias antes para a vir ter aqui.”
A recém-nascida Leonor é a menina dos olhos de Margarida Barreiras, 30 anos. Confessa que ficou nervosa com tanto movimento na maternidade, mas diz que tudo correu bem. “Foi um bocadinho agitado, mas conseguiu o hospital dar conta da situação.”