Ouvir
  • Noticiário das 20h
  • 20 jun, 2025
A+ / A-

Nobel da Paz quebra silêncio sobre os rohingya

06 set, 2017 - 10:14

Aung San Suu Kyi estava a ser acusada de não falar em defesa desta minoria muçulmana perseguida. Mais de 140 mil pessoas tentam fugir a pé ou de barco do Myanmar depois da escalada de violência no país.

A+ / A-

A líder do Governo birmanês quebrou o silêncio sobre a crise da minoria rohingya. Aung San Suu Kyi critica o que diz ser o "icebergue de desinformação" e assegura que "protegerá" os direitos de todas as pessoas do país.

As garantias foram dadas durante uma conversa telefónica com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e tornadas públicas nesta quarta-feira.

Também hoje, uma fonte das Nações Unidas referiu que pelo menos 146 mil pessoas da minoria muçulmana rohingya, não reconhecida pelas autoridades birmanesas, cruzaram a fronteira com o Bangladesh para fugirem à violência.

A onda de violência sectária no oeste da Birmânia, uma região declarada "zona de operações" pelo exército, já provocou a morte a mais de 400 pessoas.

O conflito começou no dia 25 de Agosto, quando um milhar de efectivos do Exército de Salvação do Estado Rohingya atacou 20 postos governamentais no estado de Rakhine, levando os militares a responder a esses ataques.

Aung San Suu Kyi, Nobel da Paz e líder do país, estava a ser acusada pelos países ocidentais e pela ONU de nada fazer para proteger esta comunidade.

O Papa já anunciou que vai a Myanmar em Novembro.

Quem são os rohingya, que fogem aos milhares de Myanmar?
Quem são os rohingya, que fogem aos milhares de Myanmar?
Tópicos
Ouvir
  • Noticiário das 20h
  • 20 jun, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ussumany
    16 set, 2017 Paris 06:41
    Igor pelo visto tu es um idiota porque disse isso que ñ podes insultar todos os Muçulmanos só porque conheces um muçulmano ou nem por isso estes inocentes estão correr por todos os lados do mundo por budistas fanáticos e as suas casas estão sendo queimadas só por causa das crenças meninas e mulheres estão sendo violadas, ainda assim estas a dizer besteiras vai se informar primeiro e levar a tua boca pra falar dos muçulmanos...
  • couto machado
    06 set, 2017 porto 21:34
    então a "censura" ainda não se pronunciou sobre o comentário que enviei esta tarde ?? francamente
  • Igor
    06 set, 2017 Brasil 12:29
    infelizmente muçulmanos mentem tanto, que é igual ao filho mentiroso, mente tanto que quando fala a verdade é difícil se sensibilizar

Destaques V+