Ouvir
  • Noticiário das 6h
  • 07 nov, 2025
A+ / A-

Orçamento do Estado

Governo prepara fim do desconto no ISP a “médio prazo”

09 out, 2025 - 14:20 • Fábio Monteiro

Governo quer acabar com o desconto no ISP sem aumentar o preço dos combustíveis. A Comissão Europeia exige o fim da medida desde 2023, mas solução só virá fora do OE2026.

A+ / A-

O Governo está a preparar o fim do desconto fiscal no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), procurando uma solução que evite o aumento dos preços dos combustíveis aos consumidores.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui.

A intenção foi confirmada pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, que garantiu que a medida será pensada com cautela, “aproveitando os mercados de baixo preço” para que a retirada do apoio não se traduza numa subida na bomba.

“Estamos a trabalhar numa solução que permita não encarecer os preços”, afirmou o ministro esta quarta-feira, sublinhando que se trata de uma medida a “médio prazo” e que, por isso, ficará de fora do Orçamento do Estado para 2026.

A pressão para acabar com este apoio fiscal vem da Comissão Europeia, que desde 2023 tem insistido no seu fim. Bruxelas chegou a fazer um reparo à proposta de Orçamento de 2024 e, em julho deste ano, enviou uma carta ao Governo português reiterando essa exigência.

Ouvir
  • Noticiário das 6h
  • 07 nov, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+