Ouvir
  • Noticiário das 11h
  • 17 jun, 2026
A+ / A-

“Dr. Xiaoyi” é um robot que dá consultas e opera na China

05 mar, 2018 - 10:02

Tem um aspeto humanóide, com grandes olhos azuis e um sorriso permanente.

A+ / A-

Um robot dotado com Inteligência Artificial (IA), denominado Xiaoyi, que lhe permite diagnosticar pacientes e passar-lhes receitas, começou a operar numa clínica da província de Anhui, leste da China, noticiou a agência oficial Xinhua.

O "Doutor Assistente IA", desenvolvido pela empresa chinesa iFlytek, tem um aspeto humanoide, com grandes olhos azuis e um sorriso permanente.

O sistema baseia-se nos diagnósticos e receitas de outros médicos, armazenados na sua memória.

No ano passado, aquele robot converteu-se no primeiro do mundo a passar os exames para obter a licença para exercer medicina.

Numa fase inicial, os diagnósticos do robot terão que ser confirmados por um médico humano, detalha a Xinhua.

A China é um dos países líderes na investigação de IA e robótica.

Os robots são utilizados na China já em várias áreas, incluindo redação de notícias ou no cuidado de crianças e idosos.

Ouvir
  • Noticiário das 11h
  • 17 jun, 2026
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • oraaíestá!
    05 mar, 2018 dequalquerlado 11:02
    A China é um dos países líderes na investigação de IA e robótica. Os robots são utilizados na China já em várias áreas, incluindo redação de notícias ou no cuidado de crianças e idosos. Pois, e quanta pobreza e desemprego é que existe também? Depois com este desemprego a crescer cada vez mais, com toda esta tecnologia, com os trabalhos a virarem quase todos para temporários e mínimos, o que vai ser da humanidade se trabalhos, se é do trabalho que vive o homem? Dedicar-se á pesca e à caça? Ou quem sabe criar galinhas e porcos e começar haver a oferta da troca e da procura. Depois o mundo e a riqueza passam a ser de meia dúzia de alguns que possuem as máquinas e com a maioria a coçar nas bolas e a passarem fome como os famintos da Venezuela ou África. Só que ainda há de chegar a vez destes também quererem vender os seus produtos e não haver ninguém para os comprar. Então para quê estudar para medicina, se a tendencia é que até mesmo os médicos sejam substituídos por máquinas ou robôs?! Anda-se a fazer de tudo para se acabar com os trabalhadores humanos. Mas isto um dia vá rebentar por todos os lados e vão-se matar uns aos outros. Este mundo ainda vai virar um caos. O que é preocupante é não se ver criticas que deveriam ser duras, para uma aceitação quase estupida. Haver máquinas para ajudar no bem comum sim e naquilo que os humanos não conseguem fazer, agora criar robôs para substituir trabalhadores? Continuem assim que vão bem!

Vídeos em destaque