Ouvir
  • Noticiário das 11h
  • 06 jun, 2026
A+ / A-

Governo belga proíbe TikTok a ministros e funcionários

11 mar, 2023 - 00:12 • Lusa

Nas últimas semanas restrições similares foram tomadas pela União Europeia e pelos governos dos EUA e Canadá.

A+ / A-

O governo federal belga decidiu esta sexta-feira proibir o uso da aplicação da rede social chinesa TikTok nos aparelhos oficiais dos seus funcionários, por razões de segurança.

Nas últimas semanas medidas similares foram tomadas pela União Europeia e pelos governos dos EUA e Canadá.

"A aplicação TikTok fica desde já proibida a nível federal. É uma decisão lógica e necessária", disse um dos vice-primeiro-ministros, o ecologista Georges Gilkinet, ao anunciar na rede social Twitter a decisão.

A proibição aplica-se a ministros, aos seus gabinetes e ao funcionalismo público federal, segundo decidiu o Conselho Nacional de Segurança, no seguimento de um relatório dos serviços de informações, onde se apontaram os riscos de segurança da plataforma.

A empresa chinesa ByteDance, que é a proprietária da TikTok, garante desde há muito que não partilha os dados dos utilizadores com as autoridades chinesas.

Ouvir
  • Noticiário das 11h
  • 06 jun, 2026
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    12 mar, 2023 Lisboa 20:01
    Então por essa lógica vai-se proibir o uso do Facebook, Google, Instagram e Twitter também? Mas está tudo louco?

Vídeos em destaque