Ouvir
  • Noticiário das 1h
  • 17 jul, 2025
A+ / A-

Cimeira do G20 pode não aprovar uma declaração conjunta pela primeira vez devido à guerra

09 set, 2023 - 07:00 • Pedro Mesquita com Redação

Segundo o embaixador Martins da Cruz, a ausência de Xi Jinping e de Vladimir Putin "deixa a reunião um pouco desequilibrada".

A+ / A-

A nova cimeira dos G20 realiza-se este fim de semana, na Índia, e, pela primeira vez, pode não haver uma declaração conjunta aprovada, segundo aponta o embaixador Martins da Cruz.

A Rússia e a China não vão participar na reunião, devido às tensões geradas pela guerra na Ucrânia.

"A preparação seria difícil e encalhou sobre o que vão dizer sobre a guerra. A China e a Índia nunca condenaram a Rússia pela guerra na ONU. É muito difícil", considera.

Segundo o especialista, a ausência de Xi Jinping e de Vladimir Putin "deixa a reunião um pouco desiquilibrada".

"Para a China pode ser muito mais importante o BRICS do que o G20. E há uma disputa muito importante entre a China e a Índia devido às fronteiras no Tibete", aponta como possíveis fatores da ausência chinesa na reunião deste fim de semana.

Ouvir
  • Noticiário das 1h
  • 17 jul, 2025
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    09 set, 2023 Porto 10:40
    Quem não aprova a trituradora não vai lá fazer nada.

Destaques V+